Título: Mesmo perdendo 2 pontos, Cabral lidera com folga
Autor: Victor, Duilo
Fonte: O Globo, 29/08/2010, O País, p. 21

Governador tem 56% no Ibope, contra 14% de Gabeira

Uma nova pesquisa Ibope divulgada ontem indica que, embora tenha caído dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, o governador Sérgio Cabral (PMDB) venceria no primeiro turno das eleições.

Segundo o Ibope, Cabral tem 56% das intenções de voto, com 42 pontos à frente de seu principal adversário, Fernando Gabeira, do PV, que aparece com 14%. Caso a disputa chegasse ao segundo turno, Cabral teria 61% dos votos contra 16% do candidato do PV. Os demais candidatos têm 2% ou menos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foram realizadas 1.204 entrevistas dos dias 24 a 26 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos. A pesquisa anterior do Ibope, divulgada em 30 de julho, mostrava Cabral com 58%. Gabeira manteve o mesmo resultado.

Estou feliz e honrado com o resultado. E, com humildade, vou seguir em frente no compromisso de oferecer políticas públicas que melhorem a vida das pessoas disse Cabral.

Gabeira afirma que continuará a visitar favelas Já o candidato do PV afirmou que entrará setembro com cerca de 20% das intenções de voto.

Não vejo a pesquisa Ibope, pois não confio. Tenho razões claras para não confiar.

Gabeira afirmou que continuará a fazer campanha nas favelas dominadas por traficantes, apesar de ter encontrado na noite anterior homens fortemente armados na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão.

Embora tenha de agendar as visitas a essas comunidades com as lideranças comunitárias, ele afirmou que não fará acordos com traficantes.

Por conta disso, Gabeira disse que teve que desistir de fazer uma visita à Rocinha, depois que o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, declarou que sabe onde mora o chefe da quadrilha que domina a favela.

Como vou entrar na Rocinha agora, se os líderes comunitários, neste momento, não estão dispostos a se expor? perguntou ele.