Título: Para Senado, Picciani e Lindberg sobem
Autor: Victor, Duilo
Fonte: O Globo, 29/08/2010, O País, p. 21
Pesquisas do Ibope e Datafolha apontam crescimento de aliados de Cabral, mas Crivella e Cesar mantêm liderança
Os aliados do governador Sérgio Cabral (PMDB) que concorrem ao Senado Lindberg Farias (PT) e Jorge Picciani (PMDB) subiram nas pesquisas do Ibope e do Datafolha, divulgadas ontem, mas Marcelo Crivella (PRB) e Cesar Maia (DEM) ainda mantêm a liderança.
No Ibope, Lindberg, que antes tinha 21%, agora está com 24%. Picciani tinha 11% e passou para 17%. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais. Já no Datafolha, o candidato do PT, com 24%, e o peemedebista, com 16%, cresceram dois pontos cada um, dentro da margem de erro, que também é de três pontos percentuais.
Já a briga pela liderança teve resultados distintos. Enquanto no Datafolha Marcelo Crivella (PRB) lidera com 37 pontos percentuais, contra 32 de Cesar Maia (DEM), no Ibope eles aparecem tecnicamente empatados, em posições inversas: 33% para Cesar e 30% para Crivella.
As duas pesquisas foram as primeiras feitas depois do início do horário eleitoral obrigatório na televisão e no rádio, em 17 de agosto.
Apesar de continuarem à frente nos dois institutos de pesquisa, Crivella e Cesar Maia tiveram queda nas intenções de voto em ambos os levantamentos, em comparação com os resultados anteriores.
No Ibope, Crivella perdeu sete pontos e Cesar, quatro. No Datafolha, o candidato do PRB caiu três pontos, enquanto Cesar recuou um ponto percentual.
Nas eleições para o Senado há duas vagas em disputa.
No levantamento do Ibope, outros quatro candidatos a senador pontuaram: Waguinho (PTdoB) tem 6%, Marcelo Cerqueira (PPS), 3%, Milton Temer (PSOL), 2% e Carlos Dias (PTdoB), 1%.
A pesquisa do Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.
Paulo. Foram realizadas 1.204 entrevistas entre os dias 24 e 26 de agosto. O levantamento está registrado no TRE-RJ sob o protocolo 73811/2010. Já a pesquisa do Datafolha, feita entre os dias 23 e 24 de agosto, está registrada no TRE-RJ sob o número 72920/2010.