Título: Petista passa o tucano até em São Paulo
Autor:
Fonte: O Globo, 29/08/2010, O País, p. 12
No Rio, Dilma tem 41 pontos de vantagem: 57% a 16%
De acordo com o Ibope, a petista Dilma Rousseff ultrapassou José Serra em São Paulo, estado governado pelo tucano até março. Ela tem 42% das intenções de votos dos paulistas contra 35% de Serra. Em Minas Gerais, estado governado pelo PSDB, Dilma tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%). No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país, a candidata do PT abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação ao tucano (57% a 16%). E a diferença chega a 52 pontos percentuais em Pernambuco, onde Dilma tem 71% de votos contra 17% de Serra.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a segmentação do eleitorado por renda mostra que a candidata do PT tem melhor desempenho entre os mais pobres. Dos que têm renda familiar de até um salário mínimo, 58% manifestam a intenção de votar nela, e 22% em Serra. Na faixa de renda logo acima de um a dois salários mínimos , o placar é de 53% a 26%. Há um empate entre a petista (39%) e o tucano (38%) no eleitorado com renda superior a cinco salários.
Também há empate técnico entre ambos no segmento da população que cursou o ensino superior. Nas demais faixas de escolaridade, Dilma vence com uma diferença de 25 a 28 pontos de vantagem.
Dilma cresceu mais entre as mulheres A pesquisa também mostra que Dilma cresceu mais entre as mulheres (nove pontos percentuais) que entre os homens (cinco pontos), por estar direcionando boa parte de sua propaganda direcionada à conquista do eleitorado feminino. Na simulação de segundo turno, a vantagem de Dilma entre as mulheres é agora praticamente a mesma que entre os homens fato inédito na campanha. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre teve mais votos entre os homens.
Segundo o Ibope, 50% dos brasileiros preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente, e 9% tendem a optar por um representante da oposição. Do total do eleitorado, 88% sabem que Dilma é a candidata de Lula. O governo do presidente é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros. Outros 4% consideram a gestão Lula ruim ou péssima.
A pesquisa mostra que 57% dos eleitores já assistiram a pelo menos um programa do horário eleitoral, iniciado há doze dias. A disparada da candidata apoiada pelo presidente Lula disseminou a expectativa de que ela vença a eleição. Para dois terços da população, a exministra tomará posse em janeiro como sucessora do atual presidente. Apenas 19% dos eleitores acham que Serra será o vitorioso.