Título: Mercadante sobe 9 pontos em São Paulo
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/08/2010, O País, p. 13
Geraldo Alckmin lidera com 47% das intenções de voto
BRASÍLIA. Após as investidas do presidente Lula no estado, o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, oscilou negativamente, mas ainda lidera com folga a disputa estadual.
Segundo pesquisa do Ibope contratada por O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, o tucano tem 47% das intenções de voto. Já o petista Aloizio Mercadante subiu nove pontos em relação à última sondagem do instituto, em 30 de julho. Mercadante pulou de 14% para 23%.
Apesar do crescimento do candidato petista, Alckmin ainda venceria a disputa no primeiro turno, caso a eleição fosse hoje. A soma das intenções de votos de seus adversários é de 42% dos votos válidos, 15 pontos percentuais a menos do que o obtido pelo tucano. Celso Russomanno (PP) tem 8% da preferência do eleitorado; Paulo Skaf, do PSB, tem 2%; e Fábio Feldmann (PV), apenas 1%. Luiz Carlos Prates, o Mancha (PSTU), Paulo Búfalo (PSOL), Igor Grabois (PCB) e Anaí Caproni (PCO) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 7%. Os indecisos são 11%.
Na simulação de segundo turno, Alckmin venceria a disputa com 54% contra 30% de Mercadante.