Título: No DF, Agnelo sobe e empata com Roriz
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/08/2010, O País, p. 13

TRE negou registro ao ex-governador com base na Lei da Ficha Limpa

BRASÍLIA. Segundo a nova pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, a disputa pelo governo do Distrito Federal está empatada. O candidato do PSC, o ex-governador Joaquim Roriz, e o petista Agnelo Queiroz aparecem com 36% das intenções de voto, enquanto Eduardo Brandão, do PV, tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram. O número de eleitores indecisos chega a 13%. Pelo menos 11% admitem votar em branco ou nulo. A pesquisa ouviu 1.610 eleitores entre os dias 24 e 26, com margem de erro de 2% para mais ou menos.

O resultado da pesquisa revela uma mudança grande no quadro sucessório do DF, onde Roriz vinha liderando a disputa com folga. Lutando na justiça eleitoral para manter o registro de sua candidatura, que chegou a ser impugnada por conta de lei do Ficha Limpa, Roriz caiu dois pontos em relação à pesquisa anterior, enquanto Agnelo cresceu nove pontos. Na pesquisa espontânea, em que o nome dos candidatos não é mencionado, a situação é de empate técnico.

Roriz obteve 28% das intenções de votos e Agnelo, 26%.

Já na simulação de um segundo turno, o petista tem ligeira vantagem. Ele teve 42% das intenções de votos, contra os 38% do ex-governador Roriz. O índice de rejeição de Roriz é de 37% e o de Agnelo, de 17%.