Título: Em Minas, Anastasia passa Hélio Costa
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/08/2010, O País, p. 13
Governador tucano, apoiado por Aécio Neves, cresce oito pontos e chega a 35%, contra 33% do adversário
BRASÍLIA. Doze dias depois do início do horário eleitoral gratuito, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), candidato à reeleição, conseguiu virar o jogo na disputa estadual e ultrapassou seu principal adversário, Hélio Costa (PMDB). De acordo com pesquisa do Ibope, divulgada ontem pelo jornal O Estado de S. Paulo, Anastasia subiu oito pontos e chegou a 35% das intenções de votos. Hélio Costa aparece com 33%, o que configura um empate técnico se levada em consideração a margem de erro da pesquisa (2% para mais ou menos).
O peemedebista caiu cinco pontos em relação à pesquisa anterior, feita entre 18 e 20 de agosto, quando recebeu 38% das intenções de voto. Já a candidata do PSTU, Vanessa Portugal, e o do PV, Zé Fernando Aparecido (PV), receberam 1% cada.
Os demais não pontuaram.
Brancos e nulos somaram 6%, e os indecisos ainda são 24%. Na simulação de segundo turno, Anastasia aparece com 37%, contra 36% de Hélio Costa.
Se computados apenas os votos válidos, Anastasia está a um ponto de vencer a disputa no primeiro turno. Ele tem 49% das intenções de votos e seu rival 46%. A pesquisa mostra ainda que a rejeição do peemedebista atualmente é de 9%, enquanto a de Anastasia é de 8%.
A virada de Anastasia confirma a esperada transferência de votos do ex-governador Aécio Neves para seu candidato, a exemplo do que ocorre entre o presidente Lula e Dilma Rousseff.
A reviravolta na disputa pelo governo de Minas repete o feito de Aécio em 2008, quando ele decidiu apoiar, para a prefeitura de Belo Horizonte, o empresário Márcio Lacerda, do PSB, que nunca havia disputado eleições. Lacerda começou em último lugar nas pesquisas. Bastou o eleitor identificá-lo como candidato de Aécio e ele passou a liderar a corrida eleitoral.
Ontem, Aécio comemorou: Sempre achei que tínhamos o melhor candidato. Essa virada mostra que o eleitor começou a perceber isso também.
Mas essa é uma eleição ainda em aberto. Temos de manter os pés no chão e continuar trabalhando até a eleição.
Hélio Costa e seus aliados minimizaram o resultado.