Título: Proximidade com Aécio também beneficia Itamar
Autor:
Fonte: O Globo, 30/08/2010, O País, p. 4

Para manter o seu peso político em Minas, ex-governador pretere Pimentel, aliado de Dilma

BRASÍLIA. Em sua tática de tentar se aproximar dos eleitores de Aécio Neves, o candidato do PT ao Senado em Minas, Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, só não contava que o ex-presidente Itamar Franco, do PPS, fosse ter um desempenho tão melhor do que o dele na eleição para o Senado. Assim como Antonio Anastasia, candidato a governador, Itamar acabou sendo beneficiado por participar da chapa de Aécio.

Petistas acreditam que terão que se reunificar no estado Por melhores relações que tenha com Pimentel, o ex-governador tucano chegou à conclusão de que a eleição do ex-prefeito poderia fortalecêlo demasiadamente num eventual governo de Dilma Rousseff.

Aécio levou em conta a amizade de Pimentel com Dilma.

O que, de certa forma, criaria um contraponto ao seu peso político em Minas.

Nos bastidores, tanto aliados de Patrus Ananias, candidato a vice de Hélio Costa, quanto de Pimentel confirmam a desconfiança de que o candidato do PMDB, que vinha liderando com folga a disputa para o governo do estado, possa alijá-los de um futuro governo, o que freia o entusiasmo de ambos para trabalhar a favor de Hélio Costa.

Não que os petistas de Minas estejam engajados ou interessados numa eventual vitória de Anastasia. A avaliação de lado a lado é que, seja qual for o resultado da eleição ou da desgraça como alguns classificam , o PT será obrigado a aparar as arestas internas e se reunificar em Minas, se quiser sobreviver politicamente no estado.