Título: Exames só em casos graves
Autor: Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 04/07/2009, Brasil, p. 12

Os exames de laboratório para confimar ocorrências da gripe A H1N1, a partir de agora, serão feitos somente nos pacientes que apresentarem estado grave ou por amostragem, no caso de suspeita de surtos em empresas, escolas ou até em pequenas comunidades. O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é poupar os kits usados na identificação do vírus e também evitar uma sobrecarga nos institutos que realizam os exames.

O aumento, dia após dia, no número de casos confirmados tem causado uma corrida de pessoas com sintomas de gripe aos 68 hospitais de referência em todo o país. Esses centros foram preparados para lidar especificamente com o tratamento do A H1N1. ¿Começa a haver sinais não de saturação mas de um tempo grande de espera no atendimento, o que pode prejudicar quadros mais graves que precisam de internação¿, destacou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Para evitar superlotação nesses centros, a recomendação é que, aos primeiros sintomas, as pessoas procurem primeiro o posto de saúde ou o hospital mais próximo. Se não for um caso grave, o médico vai orientar, ali mesmo, o paciente sobre a medicação e o isolamento domiciliar. E não haverá coleta de material para teste em laboratório.

¿Se o quadro clínico for mais preocupante, o paciente será encaminhado para um dos hospitais de referência¿, explicou Temporão. Nesse caso, será feito o exame laboratorial. Também haverá coleta de material para teste quando houver várias suspeitas em locais de grande concentração de pessoas. ¿No caso de surtos em bairros, por exemplo, vamos fazer o teste por amostragem. Se houver 50 pessoas com os sintomas, faremos o teste em cinco, por exemplo¿, explicou o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.

O ministro recomendou que as pessoas fiquem atentas e procurem o médico assim que perceberem os primeiros sinais de gripe ¿ principalmente no caso de idosos e crianças. ¿Temos o resfriado, que é diferente. Se não tem febre, não precisa ir correndo para o hospital. Mas se a febre vem acompanhada de outros sintomas como tosse, dor articular ou de garganta, recomenda-se que vá a um médico¿, orientou.

O governo reforçou a orientação para que o antiviral Tamiflu seja usado apenas em pacientes que tiverem piora no quadro clínico nas primeiras 48 horas após os primeiros sintomas. A ideia é evitar que o H1N1 fique resistente ao medicamento, como já foi registrado na Dinamarca, no Japão e em Hong Kong.

Contágio O governo vai reforçar o controle na fronteira com a Argentina, onde a gripe A H1N1 já matou mais de 40 pessoas. Na segunda-feira, prefeitos de cidades onde a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) montou postos de vigilância vão se reunir com representantes da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul para discutir estratégias de prevenção.

Hoje, a Anvisa tem sete postos para fazer o controle na região. O objetivo é reforçar o efetivo em mais oito pontos. O órgão vai pedir a ajuda de homens do Exército para auxiliar no trabalho. ¿Não são pontos de detecção de casos ou retenção de pessoas. Queremos colocar gente para orientar quem estiver com sintomas da doença¿, afirmou o diretor de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa, José Agenor Álvares.

Vírus desfalca programa de TV João Miguel Jr/TV Globo

O apresentador André Marques (foto), do programa Vídeo Show, da TV Globo, teve seus exames confirmados como sendo da nova gripe, popularmente chamada de gripe suína. Com isso, não só ele deixa de apresentar o programa até segunda-feira, no mínimo, como outros integrantes da equipe ficarão de quarentena. A ideia é que todos voltem a trabalhar na terça. Ontem, durante o programa, André conversou por telefone com a sua substituta, Ana Furtado. ¿Cheguei da Argentina no domingo e fui gravar na segunda. Já senti um frio no estúdio e achei que ia ficar gripado. Quando cheguei em casa, comecei a sentir febre e fui para o hospital¿, relatou. Colega de trabalho de André, Angélica e a família, incluindo o marido Luciano Huck, também estão em quarentena.