Título: Mineiros dão sinais de depressão sob a terra
Autor:
Fonte: O Globo, 28/08/2010, O Mundo, p. 43

Cinco soterrados não gravaram depoimentos exibidos em vídeo. Mulheres recebem cartas de amor dos maridos

PARENTES ASSISTEM à exibição de vídeo: imagens emocionam e revelam estado de saúde dos soterrados

MULHER DE Raul Bustos mostra carta de amor: ansiedade por resgate

SANTIAGO. A exibição de um vídeo de cerca de 45 minutos que mostra mineiros soterrados revelou ontem que cinco dos 33 homens estão com depressão. A descoberta foi feita quando as imagens chegaram à superfície, e as equipes de resgate repararam que alguns dos mineiros não quiseram gravar nenhum depoimento para os parentes. As autoridades agora preparam uma terapia à distância com um psiquiatra, informou o ministro da Saúde do Chile, Jaime Manalich.

Jimmy Sanchez é o mineiro mais jovem do grupo e seu estado seria o mais crítico. Segundo sua namorada, o rapaz, de 19 anos, tem medo de escuro. Mario Sepúlveda, um dos líderes dos soterrados, motivou os colegas a enviarem mensagens pela câmera de vídeo.

¿ Este é o ânimo que tratamos de manter. Estamos contentes, seguros porque neste país há pessoas grandes, com poder, e juntando as equipes com a tecnologia, conseguirão nos tirar ¿ disse Sepúlveda à câmera.

Diversas pessoas de várias partes de mundo se emocionaram com a exibição do vídeo. Em meio à angústia que toma conta de algumas vítimas, momentos de risadas e novidades. Mais magros e barbados, eles revelaram ao mundo como é a rotina sob a terra.

¿ Aqui temos tudo bem organizadinho. Por aqui temos um dominó. Este é o lugar onde nós nos entretemos, fazemos uma reunião todos os dias, e fazemos planos. Aqui, oramos ¿ contou um deles, mostrando ainda ¿um copinho para lavar os dentes¿.

Todas as vítimas que aparecem nas novas imagens estão sem camisa, e a maioria delas parece abatida, embora demonstre estar de bom humor.

¿ Estamos todos ansiosos para sair daqui e encontrar as nossas famílias, nossos companheiros, os que trabalham dia e noite, e os 17 milhões de chilenos ¿ disse Luis Urzúa, outro líder do grupo.

Futebol para melhorar astral de operários

Ao final das imagens, os soterrados ainda cantaram o hino nacional e gritaram: ¿Viva o Chile, vivam os mineiros¿.

As histórias de amor entre os mineiros e suas mulheres, que aguardam ansiosamente do lado de fora, se tornam cada vez mais conhecidas. Apesar de as autoridades não confirmarem a data exata em que os homens serão resgatados, a mulher de um deles prepara um presente surpresa para o marido, que fará aniversário enquanto ainda estiver soterrado. Fabiola Araya, mulher de Claudio Acuña, espera conseguir enviar uma camiseta com autógrafos de todos os jogadores do time de futebol Colo Colo. Já Carola Narvaez, mostra o bilhete que recebeu do amado, Raul Bustos.

¿Minha coisa pequena, você deve saber que as palavras que me mandou me fizeram chorar. Elas estão sempre comigo, junto do meu Deus que me deu forças para superar a ansiedade¿.

Para os que não receberam bilhetes ou que ainda aguardam mais entretenimento, uma novidade: vídeos de estrelas como Pelé e Maradona serão enviados para tentar dar alguma opção de distração aos 33 operários. O ministro da Saúde disse que estuda as imagens mais adequadas para enviar aos mineiros, já que filmagens dramáticas poderiam alterar o humor dos homens.

¿ Eles são muito fanáticos pelo esporte, vamos ter que enviar vídeos dos ídolos deles. Vamos mandar vídeos de Diego Armando Maradona, Ronaldinho e Pelé. Eles são muito fãs deles ¿ disse Wilson Avalos, tio de dois dos mineiros.