Título: Coutinho quer prazo mais longo
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 28/08/2010, Economia, p. 35

BNDES discute medida para incentivar setor privado a investir

SÃO PAULO. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, defendeu ontem a necessidade de o sistema bancário privado operar com prazos mais longos de financiamento. Durante palestra a executivos de finanças, em São Paulo, Coutinho disse que não é uma opção desejável tornar o BNDES gigante e responsável pela totalidade do crédito com mais de cinco anos. Ele explicou que quase 90% do crédito de longo prazo no país é oferecido pelo setor público (BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).

É um processo gradual. Mas é um gradualismo que até agora está sendo lento demais. Temos que pôr um pé nesse acelerador disse Coutinho.

Sem dar detalhes, ele afirmou que o governo está discutindo medidas para fortalecer a capacidade do sistema bancário privado de operar com prazos mais longos de financiamento.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo deve apresentar em um mês um programa para incentivar o aumento das fontes de financiamento ao setor privado.

Mudanças regulatórias e tributárias em discussão Coutinho disse ainda que, entre as medidas para a manutenção das taxas de investimentos no Brasil, está o aumento de investidores na Bolsa e o desenvolvimento do mercado de debêntures.

Várias medidas estão sendo estudadas dentro de uma agenda positiva. Há iniciativas entre o BNDES e o mercado que estão bastante avançadas e também medidas que têm a ver com mudanças de tributação e mudanças regulatórias disse.

O presidente do BNDES disse ainda que o financiamento do investimento adicional no Brasil não pode depender totalmente do aumento de fontes externas.

Não é uma coisa saudável e desejada. Nada contra a poupança externa. Ela é bem-vinda, mas é como uísque, a gente tem que usar com moderação afirmou.

RISCO POLÍTICO VAI DEFINIR A DATA PARA A CAPITALIZAÇÃO DA PETROBRAS, na página 36