Título: A tendência é um sedentarismo progressivo
Autor: Galdo, Rafael
Fonte: O Globo, 28/08/2010, O País, p. 20

Políticas públicas podem mudar quadro

O excesso de peso presente em 49% da população brasileira acima de 20 anos pode ser explicado pela junção de dois fatores: aumento ao acesso a alimentos calóricos e o uso frequente da tecnologia. Segundo especialistas consultados pelo GLOBO, os brasileiros comem mais produtos industrializados, com altos índices de gordura e açúcar, e deixam de fazer atividades simples porque dispõem de um equipamento que faça o trabalho em seu lugar. Para o presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), Márcio Mancini, a previsão de que em dez anos os percentuais do Brasil poderão ser semelhantes aos dos Estados Unidos, caso o número de pessoas acima do peso continue em alta, tem uma explicação:

¿ O desenvolvimento econômico nos últimos anos fez com que uma boa parcela, que tinha até uma certa carência, passasse da carência para a abundância. A tendência é haver um sedentarismo progressivo.

A presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Marcia Fidelix, diz que é preciso a criação de políticas públicas para combater o problema:

¿ A gente não vê campanhas educativas ou são muito pontuais. Essas crianças e adolescentes que estão acima do peso podem virar adultos obesos ¿ diz Marcia.