Título: Candidato ruim de bola
Autor: Gois, Chico de; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 28/08/2010, O País, p. 14
O brasileiro não entende nada de política. Mas sabe tudo de futebol. Parece que esta é a crença dos candidatos a senador no Rio de Janeiro. Talvez por isso, no programa de ontem do horário eleitoral, eles preferiram falar de futebol, em vez de política, para explicar qual seria sua função em Brasília. ¿Se fosse um time de futebol, o senador seria o cara que faz o meio-campo¿, explicou Lindberg Farias. Cesar Maia foi mais prolixo: ¿Até para um time de futebol, você tem que escolher um cara que vai bem de ala, outro que vai bem de atacante... (...) Na política, é assim também.¿
O juiz eleitoral deveria considerar alguns candidatos em clara posição de impedimento só por aplicar um certo tipo de metáfora.
Há algo intrigante na participação do candidato a deputado estadual pelo PTdoB Paulo Amaral no horário eleitoral. Dia sim, dia não, ele aparece na televisão com uma exótica palavra de ordem: ¿Pela reabertura da Croácia.¿ Vem cá, o sujeito quer ir para a Alerj para reabrir a Croácia? Tentei saber que tipo de Croácia existe no Rio de Janeiro que possa interessar a um deputado estadual. Bem, existe um Colégio Brasil-Croácia, em Senador Camará, e uma Casa de Saúde República Croácia, em Sepetiba. Mas ambos são instituições particulares, pouco têm a ver com a função de um deputado estadual. Existe ainda uma Travessa Croácia, em Bangu. mas ela permanece aberta. Enfim, há um canil na cidade que vende filhotes de um rotweiller importado da Croácia. Não creio que seja o caso. O candidato deve estar falando mesmo do país europeu. Mas desde quando a Croácia precisa ser reaberta? Quem foi que fechou o país?
Pensamento do dia ¿ Sérgio Cabral, fazendo campanha para Jorge Picciani, candidato a senador: ¿O Picciani é um lutador. Acho que a mãe dele já sabia disso quando o batizou de Jorge, um guerreiro.¿
Slogan da coligação A Força do Povo: ¿Você, que acredita em Deus, vote em Waguinho para senador.¿ Isso é que é cabo eleitoral!
Tem o Nando dos Vasilhames, a Aládia da Inspetoria, o Russo da Farmácia... às vezes, a relação de candidatos a deputado estadual mais parece uma lista de postulantes a síndico do mercadinho municipal de Santo Antão de Trás da Curva.