Título: Bovespa cai 2% com Petrobras e EUA
Autor: Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 31/08/2010, Economia, p. 22

Ação da estatal recua 4%. Freio na economia americana preocupa investidores

RIO e NOVA YORK. A preocupação com o ritmo de recuperação da economia americana e a incerteza sobre a capitalização da Petrobras fizeram a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) recuar ontem. Após interromper na sexta-feira uma sequência de seis quedas seguidas, o Ibovespa, principal referência do mercado, caiu 2,02% ontem, aos 64.260 pontos. O volume negociado foi baixo, de R$ 4,038 bilhões.

Com a continuidade de rumores sobre a capitalização, prevista para 30 de setembro, e nenhuma definição sobre o preço dos barris de petróleo que serão cedidos pela União à Petrobras, a ação preferencial (PN, sem voto) da companhia despencou 4,18%, a terceira maior queda do Ibovespa. A ação ordinária (ON, com voto) caiu 2,67%. Apenas em agosto o recuo das ações é de 7,96% e 8,45%, respectivamente. Os papéis da Vale também registraram queda forte. A ação PN recuou 2,98%, enquanto a ON caiu 2,63%.

No cenário externo, novos indicadores reforçaram o temor em relação à economia dos Estados Unidos. Os gastos do consumidor nos EUA tiveram alta de 0,4% em julho, a maior em quatro meses. Mas o aumento da renda foi de apenas 0,2%, abaixo das expectativas dos analistas. Já o índice de atividade manufatureira do Texas, medido pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de Dallas, ficou negativo em agosto.

Wall Street teve queda de mais de 1% Nem mesmo a declaração do presidente dos EUA, Barack Obama, de que sua equipe estuda novas medidas de estímulo à economia, foi suficiente para animar o mercado. Em Wall Street, o índice Dow Jones caiu 1,39% e o S&P 500 teve queda de 1,47%.

O cenário lá fora pesou e passamos mais um dia sem definição sobre o preço do barril do petróleo na operação de capitalização. O investidor está cauteloso, e o volume da Bovespa foi muito baixo afirmou o operador da Icap Brasil Carlos Augusto Nielebock.

A maioria das ações do Ibovespa fechou no território negativo.

As ações de empresas de commodities recuaram fortemente, como a da Fibria (papel e celulose), que caiu 4,50%.

Já o dólar fechou em alta de 0,39%, a R$ 1,760.