Título: Soterrados driblam os vícios e superam angústia da abstinência
Autor:
Fonte: O Globo, 31/08/2010, O Mundo, p. 27

Mineiros começam transferência para refúgio mais profundo e seco

MINEIROS APARECEM em novo vídeo: soterrados começam a receber camas de campanha em refúgio

SANTIAGO. Mais do que as meias de fibra de cobre que impedem a infecção por fungos e o envio de videogames, alguns dos 33 mineiros soterrados a 700 metros de profundidade no Chile preferem acalmar a ansiedade com uma garrafa de bebida alcoólica. Na atual circunstância enfrentada por esses homens, resta curar a abstinência com vitamina enviada pelo próprio governo chileno.

¿ Alguns deles ingeriam quantidades grandes. E, às vezes, não é conveniente que uma pessoa corte bruscamente o vício. Mas a única coisa que podemos fazer é enviar vitamina B e ácido fólico ¿ disse ao jornal ¿El País¿ o ministro da Saúde chileno, Jaime Manalich.

À síndrome de abstinência, se somam os problemas que cada um sofria antes do acidente na mina San José. Samuel Ávalos Acuña, de 43 anos, vivia havia 21 anos com Ruth Guzmán Donoso, 39, com quem teve três filhos ¿ de 18, 9 e 2 anos. Mas eles nunca chegaram a se casar. Boa parte dos anos em que passaram juntos foram marcados pelo uso de álcool e drogas.

¿ Ele sempre voltava ao vício. Sobretudo ao vício da pasta base, que é o pior da cocaína. Aqui chamam de ¿angústia¿ ¿ contou Ruth.

O desgaste físico que cada um dos mineiros soterrados está passando não afetou, aparentemente, a convivência do grupo, apesar das condições em que se encontram não serem adequadas para superar os sintomas de abstinência.

¿ Em uma carta, ele reconheceu para mim que agora está pagando por todos os erros que cometeu nos seus 43 anos de vida. Mas, graças a isso, se tornou um homem novo e lá embaixo está sentindo o carinho de Deus ¿ comemorou a mulher.

Secretário-geral da ONU envia seu apoio

Ontem, o governo informou que ¿ com a temperatura elevada e a umidade persistente ¿ os 33 mineiros estão aos poucos sendo transferidos para um refúgio ainda mais profundo que o atual. Mais seco e seguro, o novo abrigo fica 25 metros abaixo do anterior e a mais de 250 metros de distância por uma rampa.

¿ O acampamento atual está no nível 105, onde há bastante umidade e água subterrânea. Isso atinge até mais ou menos o nível 90. Levando-os para o nível 75, eles podem ficar secos e melhorar ¿ afirmou o ministro da Mineração, Laurence Golborne.

Os próprios mineiros vão instalar os sistemas de iluminação. Eles também limparão a área e criarão locais de armazenamento no novo abrigo. O local vai superar os 700 metros de profundidade. De acordo com as equipes de resgate, os homens ainda poderão montar as 33 camas de campanha que estão sendo enviadas da superfície.

Dando apoio aos esforços para a retirada dos 33 mineiros soterrados, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, afirmou estar confiante na operação de resgate dos homens.

¿ O secretário-geral ficou maravilhado e encantado quando soube que os 33 mineiros estavam salvos ¿ disse o porta-voz da ONU Martin Nesirky, durante coletiva de imprensa.

Segundo ele, Ban afirmou que ¿está com eles (os mineiros) nesses duros tempos e que confia que eles aguentarão mantendo-se firmes¿.

¿ Igual ao resto do mundo, (Ban) espera o dia em que todos esses homens se reúnam novamente com suas famílias e entes queridos ¿ acrescentou.