Título: Fidel viu a morte de perto
Autor:
Fonte: O Globo, 31/08/2010, O Mundo, p. 27
Cubano perdeu vontade de viver, mas diz que ressuscitou
HAVANA. O ex-presidente Fidel Castro chegou a perder a vontade de viver durante os momentos mais críticos de sua doença, mas hoje se sente ressuscitado e dotado de um novo desafio: informar o mundo sobre os perigos da guerra, segundo uma entrevista concedida pelo cubano ao jornal mexicano ¿La Jornada¿.
¿ Cheguei a estar morto, já não desejava viver... mas ressuscitei ¿ contou Fidel, sem revelar, no entanto, o nome da doença intestinal que o afastou do poder há quatro anos, levando-o a entregar o cargo ao seu irmão Raúl Castro. ¿ Eu me perguntava se aquelas pessoas (os médicos) me deixariam viver naquelas condições, ou se me deixariam morrer. Daí eu sobrevivi, mas em péssimas condições ¿ disse.
Fidel, que surpreendeu o mundo quando voltou a fazer aparições públicas em julho, disse que, aparentemente, não corre risco de uma recaída e descreveu seu calvário nos anos em que esteve entre a vida e a morte:
¿ Entrava e saía da sala de operações, entubado, recebendo alimentos nas veias e com perdas frequentes de consciência ¿ diz.
Apesar de achar que voltou a ¿um mundo de loucos¿, Fidel, hoje com 84 anos, afirmou estar contente de fazer parte de um momento que considera importante para a história.
¿ O mundo está na fase mais interessante e perigosa de sua existência, e eu estou bastante comprometido com o que vai acontecer, tenho ainda coisas a fazer ¿ revelou.
Dentre seus projetos, o principal seria a criação de uma força de persuasão internacional para evitar uma guerra nuclear. Segundo Fidel, esse seria seu novo desafio. Desde que reapareceu em público, o ex-presidente cubano vem denunciando uma possível guerra nuclear que estouraria devido às hostilidades dos EUA em relação ao Irã.
Enquanto não leva adiante seus planos, Fidel continua seu trabalho de recuperação, fazendo exercícios diários para fortalecer as pernas, enfraquecidas pelos meses em que esteve deitado numa cama de hospital.
¿ Hoje (ontem) de manhã consegui dar 600 passos sozinho, sem bengala, sem ajuda ¿ comemorou, contando também que já recuperou 20 dos muitos quilos que perdeu.