Título: Ministro da Cultura pega a onda do humor
Autor: Galdo, Rafael
Fonte: O Globo, 01/09/2010, O País, p. 16

Juca Ferreira apoia artistas BRASÍLIA. O movimento Humor Sem Censura, criado em protesto contra norma que proíbe a sátira a candidatos, ganhou ontem apoio do governo. Em reunião com o cineasta Fabio Porchat, que representa os humoristas, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, aderiu à onda pró-piada e traçou estratégias para o caso de o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir em favor das restrições, em sessão marcada para hoje.

A Lei Eleitoral prevê multa de até R$ 100 mil a programas que usem trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que degradem ou ridicularizem candidatos, partidos ou coligações.

Dia 22, artistas, em passeata no Rio, lançaram o manifesto. Quatro dias após, o ministro Ayres Brito, vicepresidente do STF, concedeu liminar liberando a gozação, em ação movida pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert). A decisão tem que ser referendada em plenário.

Se o resultado for desfavorável, o movimento quer seguir com o abaixo-assinado e conseguir um milhão de adesões. Mesmo dizendose otimista, Porchat explica que uma das possibilidades é apresentar ao Congresso projeto de lei, de iniciativa popular, para assegurar o direito à crítica.

Para Juca Ferreira, censura não é solução para nada: É parte do meu trabalho garantir a liberdade de expressão plena no país.

Vemos o cerceamento do humor como o cerceamento de uma parte da cultura brasileira.