Título: Lula diz que Receita é séria e confiável
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 02/09/2010, O País, p. 11

Presidente afirma que Fisco e PF vão investigar vazamento e falsificação, e que criminoso tem de ser punido

Para tentar debelar a suspeita de que há uma ação organizada na quebra de sigilo fiscal de integrantes do PSDB, o governo atuou em duas frentes: procurou atribuir o caso a uma suposta fraude de procuração e atacou os tucanos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a Receita Federal, dizendo que a instituição é séria e confiável, e afirmou que a Corregedoria do órgão e a Polícia Federal vão investigar o vazamento e a falsificação da procuração da filha de Serra.

- Somente a Receita poderá constatar se houve ou não um pedido e somente a Polícia Federal, num laudo técnico, poderá provar que seja falsa a assinatura. Eu não tenho por que duvidar da palavra da Receita, que diz que houve um pedido, e também não tenho por que duvidar da filha do ex-governador Serra, que diz que foi falsificada. Cabe agora provar quem falsificou, se é falsificada, e prender o falsificador, porque ele cometeu um crime grave no Brasil, de falsidade ideológica - disse Lula, após solenidade no Itamaraty.

Para Lula, a credibilidade da Receita não será abalada. O presidente disse não acreditar que o vazamento prejudique a campanha de Dilma Rousseff (PT). Lula lembrou que é comum haver dossiês em eleições.

- Uma pessoa que comete um ato de bandidagem, que comete um ato ilícito, que divulga alguma coisa, se alguém fizer isso achando que vai prejudicar o outro, quem vai ser prejudicado vai ser a pessoa que acreditou que poderia prejudicar. Precisamos saber que não é a primeira vez em que aparece essa coisa de dossiê em campanha brasileira, e não é a primeira vez em que é desmentida essa coisa - disse Lula. E acrescentou: - Não tenho poder de investigação. Apenas o poder de dizer ao ministro da Fazenda que coloque a Receita a trabalhar 24 horas por dia para apurar corretamente. E dizer ao diretor da PF que investigue com os melhores quadros que ele tiver, para que não falte um minuto de informações à sociedade.