Título: Senado: 70% dos eleitores do Rio ainda indecisos
Autor: Marqueiro, Paulo
Fonte: O Globo, 03/09/2010, O País, p. 16

Candidatos foram entrevistados pelo site do GLOBO, que traz as gravações em vídeo

Os 11 candidatos ao Senado pelo Rio de Janeiro ainda estão atrás dos votos de cerca de 70% do eleitorado - a soma dos números de indecisos com os que declararam votar em branco ou nulo, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais para o Senado.

Com a intenção de esclarecer para o internauta qual o papel de um senador e ajudar os eleitores a decidirem em quem votar, o site do GLOBO realizou uma série de entrevistas gravadas em vídeo com os candidatos ao Senado pelo Rio.

Entrevistas foram feitas no estúdio do jornal

Todos compareceram ao estúdio montado na Redação do jornal, dispostos a explicar o motivo de suas candidaturas e a tentar conquistar esta fatia do eleitorado que ainda não sabe em quem votar.

Os candidatos responderam a perguntas enviadas por meio do canal do eleitor, no site do GLOBO. A questão dos royalties do petróleo e a polêmica da legalização das drogas foram alguns dos temas que mais mobilizaram o eleitorado que participou via internet.

Até porque muitos eleitores sequer sabem que no próximo dia 3 de outubro terão de votar não em apenas um, mas em dois nomes para o Senado. Outros tantos nem imaginam quais são as funções de um senador.

"Senador? Não sei o que é isso, não, senhor"

É o caso de Maria de Fátima Estevão, de 42 anos, que trabalha como empregada doméstica. Ela afirma que desde que tirou o título de eleitor nunca deixou de votar, mas confessa que não pensa muito na hora de escolher seus candidatos.

- Escolho na hora. Para o pobre não faz muita diferença mesmo - disse.

Questionada a respeito do voto para senador, a mineira reagiu com espanto:

- Senador? Não sei o que é isso, não, senhor - respondeu.