Título: Cabral admite que evita agenda em comunidades dominadas pelo tráfico
Autor: Marqueiro, Paulo
Fonte: O Globo, 03/09/2010, O País, p. 16

Governador faz critica indireta a Gabeira, que esteve em favela deflagrada

Um dia após Fernando Gabeira (PV) ter dito, no programa eleitoral da TV, que não deixará de ir a favelas durante a campanha, o governador e candidato à reeleição, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou ontem postura oposta. Ao dizer que evitará as comunidades dominadas pelo tráfico, Cabral criticou indiretamente seu adversário, que na sexta-feira passada esteve na Vila Cruzeiro, numa visita permitida por traficantes, e se deparou com homens armados. Ao justificar sua opção, Cabral alegou ainda que a agenda como governador e a recente operação no joelho limitam suas ações de campanha.

- É preciso ter precaução, e eu não faço acordo com o tráfico, eu não dialogo com marginais. Além disso, sou governador, tenho que administrar o estado, trabalhar. E a recuperação da cirurgia no joelho também está limitando minha mobilidade. Mas a população já me conhece, não vejo problema nisso - afirmou, após almoço na Firjan promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Desde o início da campanha, e principalmente depois que rompeu o menisco do joelho, no dia 16 de agosto, Cabral tem dado preferências a atos em locais fechados, como entrevistas, o almoço de ontem na Firjan ou a palestra de anteontem na Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido. Campanha em comunidades carentes, só naquelas que já estiverem ocupadas por UPPs.

Centrando seus ataques mais recentes ao governador na área da segurança, Gabeira criticou ontem o aumento da criminalidade no interior do estado.

- Temos falado num Plano Estadual de Segurança. Não interessa fazer um plano de segurança que atinga apenas alguns setores do Rio, da cidade do Rio (uma referências às UPPs). É necessário plano que abranja a Baixada, o interior, sobretudo as cidades médias. A ideia de que o interior é um espaço idílico, onde não acontecem nem assaltos nem tráfico de drogas é superada. Por isso proponho estratégia no conjunto. Onde tive mais dificuldades com o tráfico foi em Macaé, tivemos que sair um pouco corrido - afirmou o candidato do PV, lembrando de quando, no último dia 16, foi impedido de fazer campanha por traficantes das favelas Nova Holanda e Nova Esperança, em Macaé.

Em resposta, Sérgio Cabral reiterou a promessa de levar UPPs para cidades do interior do estado, e citou ontem três cidades, incluindo aquela onde seu adversário foi intimidado por traficantes.

- Temos um plano de metas para reduzir a criminalidade no interior. Macaé, Petrópolis e Volta Redonda são cidades onde já identificamos a necessidade de receber UPPs. Além disso, toda a frota de carros da PM estará renovada em todo o interior até novembro - prometeu Cabral.