Título: Petroleiros fazem paralisação para pedir reajustes
Autor: Bôas, Bruno Villas; Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 04/09/2010, Economia, p. 26
Petrobras diz que ato não afetou produção. Adesão foi de 80%
Os petroleiros fizeram ontem uma paralisação em todo o país reivindicando melhores salários. A Petrobras informou que o movimento não afetou sua produção, embora cerca de 80% dos trabalhadores tenham parado, de acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
A categoria quer um aumento real de 10% e que a reposição da inflação entre setembro de 2009 e o mês passado seja feita pelo ICV/Dieese - e não pelo IPCA/IBGE, como prefere a Petrobras. Segundo a FUP, a estatal oferece aumento real inferior a 2%. Eles também querem que a empresa crie um fundo para garantir o pagamento de direitos trabalhistas aos terceirizados.
Segundo a FUP, o objetivo da paralisação não era afetar a produção, mas fazer com que a Petrobras abra canais de negociação com a categoria. Nas unidades afetadas, os petroleiros não assinaram Permissões de Trabalho (PT), o que impediu a realização da maioria dos serviços.
Na Bacia de Campos, 33 das 40 plataformas participaram do movimento por 24 horas. Na Reduc, onde a paralisação durou oito horas, houve concentração de funcionários com faixas na porta de refinaria.
A direção da FUP pretende marcar uma reunião com a Petrobras para a próxima semana para retomar as negociações.(Rennan Setti)