Título: Média do governo Lula foi de 4%
Autor: Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 04/09/2010, Economia, p. 24

Taxa ficou abaixo do padrão histórico dos presidentes

Mesmo que se confirme o crescimento de mais de 7% esperado para este ano, a média anual do desempenho do PIB do governo Luiz Inácio Lula da Silva, em seus dois mandatos, deve ficar em 4%. Isso é abaixo da média histórica, que ficou em 4,5% nos 121 anos de República. No ranking presidencial montado pelo economista da UFRJ Reinaldo Gonçalves, Lula aparece em 19º lugar, entre os 29 presidentes que governaram o país nesse período.

Já os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso registraram uma média anual de 2,3% de crescimento econômico, ficando na 26ª posição.

- O governo Lula foi menos ruim que o de Fernando Henrique, que foi muito medíocre. O fraco em cima do medíocre vira campeão. Ambos os governos tiveram desempenho fraco no padrão histórico brasileiro.

O ranking é liderado pelo presidente Garrastazu Médici, com 11,9% de alta, quando o país vivia simultaneamente o milagre econômico e a ditadura militar.

No ranking elaborado pelo economista Reinaldo Gonçalves, o crescimento da economia brasileira sob o comando do presidente Lula fica à frente do que foi registrado nos períodos de Artur Bernardes, João Goulart, Hermes da Fonseca, Campos Sales, Afonso Pena, João Figueiredo, Fernando Henrique, Venceslau Brás, Fernando Collor e Floriano Peixoto.

- Estamos bem abaixo do crescimento dos países emergentes e perdemos participação no PIB mundial - diz Gonçalves. (Cássia Almeida)