Título: Em Minas, resultados diferentes
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 04/09/2010, O País, p. 13

No Ibope, Anastasia está na frente, em empate; no Datafolha, Costa lidera

BRASÍLIA. A pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo" mostra empate técnico na disputa para o governo de Minas Gerais: o atual governador e candidato do PSDB, Antonio Anastasia, e o candidato do PMDB, Hélio Costa, aparecem com 35% e 33%, respectivamente, das intenções de votos. Votos em branco e nulos somam 6%, e os indecisos chegam a 23%. Os números do Ibope são diferentes da pesquisa Datafolha, também de ontem, que continuou mostrando Hélio Costa na frente, com 40%, contra 35% de Anastasia.

Os candidatos Vanessa Portugal (PSTU) e Fabinho (PSB) aparecem na pesquisa do Ibope com 1%, enquanto os candidatos Zé Fernando Aparecido (PV), Professor Luiz Carlos (PSOL) e Edilson Nascimento (PTdoB) não atingiram 1% das intenções de voto. O candidato do PCO, Adilson Rosa, também não obteve 1%. A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, tendo sido entrevistados 1.806 pessoas em Minas Gerais.

No Distrito Federal, a disputa, tradicionalmente acirrada entre o PT e o grupo do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), mudou nas duas últimas semanas, com o candidato petista Agnelo Queiroz ampliando sua vantagem sobre o ex-governador, seu principal adversário. Segundo a pesquisa Ibope, Agnelo tem 40% das intenções de voto, contra 32% de Roriz, que teve o pedido de registro de sua candidatura negado esta semana pelo TSE, enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Toninho do PSOL tem 2% e os outros candidatos juntos somam 2%. Ainda é alto o números de eleitores indefinidos na capistal da República, que viveu grande crise política com a descoberta do chamado do mensalão do DEM: os que declararam que vão votar nulo e em branco são 10% e os indecisos 14%. Pela margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, não é possível dizer se vai haver segundo turno.

Em Pernambuco, a pesquisa Ibope mostra que o governador, Eduardo Campos (PSB), seria reeleito em primeiro turno se a eleição fosse hoje. Ele alcançou 73% das intenções de voto. Jarbas tem 17% das preferências, enquanto Edílson Silva, do PSOL, chega a 1%. Os nulos e em branco são 4% e os indecisos, 5%.