Título: Ibope: Dilma mantém vantagem sobre Serra
Autor: Lima, Maria; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 04/09/2010, O País, p. 13

Petista continua com 51% das intenções de voto, contra 27% do tucano; Marina Silva passou de 7% para 8%

BRASÍLIA. A nova rodada de pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo e o jornal "O Estado de S. Paulo", divulgada ontem, mostrou que permaneceu estável, na última semana, o cenário da disputa presidencial entre os principais candidatos: Dilma Rousseff (PT) continuou com 51% das intenções de voto, contra 27% do tucano José Serra - números iguais aos registrados no último dia 28. O escândalo da violação de dados sigilosos da filha de Serra, Verônica Serra, pode ter reflexo nas pesquisas nos próximos dias, segundo avaliação da oposição. Já o comando da campanha governista aposta que será quase nula a influência do episódio no desempenho de Dilma.

Na mesma pesquisa, Marina Silva (PV) passou de 7% para 8%, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os demais candidatos não atingiram 1%. Votos em branco e nulos somaram 6%.

Dutra: "É natural esse estancamento"

Na simulação de segundo turno houve variação de um ponto percentual: Dilma venceria com 56% das intenções de votos no dia 28 e agora ficou com 55%. Já Serra, na última pesquisa, tinha 32% e subiu para 33%. A pesquisa ouviu 3.010 pessoas entre 31 de agosto e 2 de setembro.

- Essa questão dos sigilos não teve qualquer repercussão. É claro que chega um momento em que a candidata tem de parar de crescer. A gente não tem a pretensão de que ela tenha todos os votos, é natural esse estancamento. Houve o crescimento do início do programa de TV e agora houve congelamento do quadro - disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra.

- Há uma tendência de ir se cristalizando, de consolidação desses números. Mantendo essa tendência, a eleição se resolve no primeiro turno. Mas temos que ter prudência para não entrarmos em euforia. Pode acontecer muita coisa. Mas não acredito que essa questão da Receita vá funcionar. Parece desespero (da oposição) pelos números - afirmou o líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE).

Já a expectativa da oposição é de mudanças no cenário das pesquisas eleitorais nos próximos dias. A estratégia, agora, é tentar reconquistar votos perdidos, em especial em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), acredita que "vai demorar" para que o escândalo da Receita Federal consiga ser entendido por todos os eleitores.

- O assunto da Receita é ainda mais grave do que estava se vendo até agora. Não fico brigando com pesquisa, ainda temos cinco semanas de campanha - disse João Almeida.

- Era natural que as pesquisas não sofressem impacto. Não adianta o PT comemorar e nem a oposição ficar aflita porque não mudou hoje. A mudança vai ocorrer - disse Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM.

Segundo a pesquisa Ibope, registrada no TSE com o número 27597/2010a, avaliação de ótimo e bom do presidente Lula ficou em 77%.