Título: Pré-sal: governo fará 1° leilão no início de 2011
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 05/09/2010, Economia, p. 34

Diretor-geral da ANP diz que Libra, o campo a ser negociado, tem estimada a maior reserva de petróleo do país

O governo federal pretende realizar no início do próximo ano o primeiro leilão de um bloco no pré-sal, sob o novo regime de partilha da produção.

A previsão foi feita pelo diretorgeral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, que em entrevista ao GLOBO destacou que a ideia é oferecer no leilão a área de Libra, no présal da Bacia de Santos.

Libra está localizada a 35 quilômetros da área de Franco, que teve parte das reservas (três bilhões de barris) cedida para a exploração pela Petrobras no regime de cessão onerosa. Em Libra, a ANP está atualmente perfurando um poço, que deverá ser concluído até o próximo mês, para delimitar suas reservas.

Sistema de partilha precisa de aprovação do Congresso Haroldo Lima diz que, por uma questão estratégica, a área de Libra não fez parte das reservas de petróleo concedidas à Petrobras para a exploração pela cessão onerosa (cinco bilhões de barris). Isso porque Libra, segundo o executivo, deverá ser o maior campo já descoberto no país, superando as reservas de Tupi (estimadas em até oito bilhões de barris) e de Franco (estimadas em 5,4 bilhões). Lima não quis fazer previsões, mas técnicos da própria ANP admitem que Libra deverá ter, no mínimo, sete bilhões de barris de petróleo em reservas.

A perfuração do poço em Libra ainda não foi concluída, mas os dados preliminares indicam que é maior do que Franco. Parece que será o maior campo já descoberto no país afirmou Lima.

O executivo confirmou que a ANP se prepara para realizar o primeiro leilão do pré-sal com a oferta da área de Libra no início do próximo ano. A documentação sobre o leilão de Libra já está praticamente pronta para ser encaminhada para a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), em novembro.

Mas isso só será possível, segundo Lima, se a candidata do PT, Dilma Rousseff, vencer as eleições presidenciais já no primeiro turno. Dessa forma, em novembro, o Congresso poderia aprovar a nova regulamentação que cria o sistema de partilha, permitindo a realização do leilão nos primeiros meses de 2011.

A ANP pretende realizar também no início do próximo ano a 11arodada de licitações de áreas para exploração de petróleo, sob o antigo regime de concessão. Nesse leilão, serão ofertadas, pela primeira vez desde 2007, áreas em blocos marítimos na região do pós-sal. Lima disse que serão ofertados blocos desde o Norte do Espírito Santo até a foz do Rio Amazonas.

Os estudos estão adiantados para entregar toda a documentação da 1° rodada na primeira reunião do CNPE, logo após as eleições disse Lima.

Diretor defende preço do barril fixado por governo O diretor-geral da ANP disse que os valores do barril do petróleo fixados pelo governo para a cessão onerosa são positivos para o país.

Foi uma grande vitória para todos. De forma habilidosa, estabelecemos uma capitalização da Petrobras que não prejudica o Brasil, o que poderia acontecer se fosse fixado o preço mínimo do petróleo.

Se fosse alto demais, a Petrobras teria dificuldades de conseguir dinheiro novo na capitalização.