Título: Gabeira mostra Cabral com milicianos
Autor: Bottari, Elenilce
Fonte: O Globo, 09/09/2010, O País, p. 17

Governador reage por nota e diz que sua gestão prendeu 436 ligados a milícias

NO VÍDEO, de 2007, Cabral observa Natalino, junto a Jerominho

Paulo Marqueiro e Natanael Damasceno

Um vídeo de 2007 em que o governador Sérgio Cabral (PMDB) aparece elogiando o então deputado Natalino Guimarães e o então vereador Jerominho, durante uma inauguração em Campo Grande, na Zona Oeste, foi exibido ontem no programa de TV do candidato do PV ao governo do Rio, Fernando Gabeira. Em março de 2009, os irmãos Natalino e Jerominho foram condenados a dez anos de prisão por formação de quadrilha. Eles haviam sido denunciados pelo Ministério Público como chefes de milícia na Zona Oeste.

No programa, o verde acusou o governo Cabral e o PMDB de fazerem alianças políticas com a milícia. No vídeo do Youtube, que teria sido gravado em 1º de agosto de 2007, durante inauguração de uma obra de abastecimento de água em Campo Grande, Natalino (deputado estadual pelo DEM) e Jerominho (vereador pelo PMDB) aparecem cantando (¿Eu venci/ você venceu/ Juntos, nós vencemos¿), ao lado de Cabral, que pega o microfone para elogiá-los:

¿ Queria falar da minha satisfação de estar aqui com os meus amigos, como o vereador Jerominho e o nosso querido deputado Natalino, dois parlamentares que dedicam suas vidas a melhorar a vida das pessoas da Zona Oeste ¿ diz Cabral.

Cabral diz que os 2 irmãos foram presos em sua gestão

Jerominho seria preso quatro meses depois. E Natalino, em julho de 2008. Os dois renunciaram a seus mandatos. Atualmente cumprem pena num presídio federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Em tom irônico, Gabeira disse que as alianças eram feitas ¿com muitas canções¿ e ¿num clima de tantas emoções¿.

¿ Não se pode dizer que essa aliança política criou as milícias, mas ela teve, sim, imensa responsabilidade no crescimento desses grupos armados e tornou o combate a curto prazo muito difícil ¿ disse o verde.

Gabeira, que começou a campanha num estilo menos belicoso, afirmou ontem que ¿não dá para fazer oposição britânica¿ diante da máquina usada pelo oponente. Mas argumentou que, apesar do ataque, não mudou a estratégia.

¿ Numa campanha eleitoral, você não pode deixar de contar a história recente da política carioca ¿ disse Gabeira.

A assessoria de Sérgio Cabral divulgou a seguinte nota:

¿Foi durante a gestão de Sérgio Cabral no governo do Rio que houve a prisão de políticos e milicianos, como Jerominho e Natalino. Até 2006, haviam sido presas cinco pessoas envolvidas com a milícia. No atual governo, de janeiro de 2007 até hoje, foram presos 436 milicianos (entre policiais, ex-policiais e políticos). Desses, 16 estão em presídios federais, de segurança máxima, como é o caso de Jerominho e Natalino.¿