Título: Serra defende demissão de Cartaxo
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 10/09/2010, O País, p. 3

Marina diz que brasileiros deveriam perguntar à Receita se seu dados não foram violados

EM BRASÍLIA, Otacílio Cartaxo, superintendente da Receita, comenta quebra de sigilo

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e VERA CRUZ (SP). O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, pediu ontem a demissão do superintendente da Receita Federal, Otacílio Cartaxo. O candidato acusou Cartaxo de trabalhar em conjunto com seus adversários para protelar a investigação sobre a quebra de sigilo fiscal de tucanos, inclusive de sua filha, Verônica Serra, e de seu genro, Alexandre Bourgeois.

¿ Tem que demitir o superintendente da Receita para que as investigações sejam agilizadas. Primeiro a Receita diz que havia uma procuração, e a procuração é falsa. Depois, a pessoa que apresentou a procuração não era do PT, e é. Eles estão protelando, estão enrolando ¿ disse Serra em São José do Rio Preto, onde fez campanha ao lado do candidato tucano ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O tucano disse ainda não ter informações exatas sobre o conteúdo devassado nos documentos de Imposto de Renda de seus familiares.

¿ Daqui a pouco pode aparecer até meu sigilo violado ¿ e acrescentou: ¿ Quebraram o sigilo de um casal que não tem nada a ver com política e com governo e que trabalha duro para criar três crianças ¿ afirmou Serra, indignado.

Para Serra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vem se comportando como presidente da República, mas como ¿presidente de um partido¿. O tucano voltou a atacar a forma como a sua adversária do PT, Dilma Rousseff, vem fazendo campanha:

¿ Ela tem dificuldades para explicar o que pensa. Fala uma coisa, depois fala outra. Ou então delega aos outros ¿ disse.

No ninho tucano, surgiu ontem a preocupação quanto a eventuais novas investidas dos adversários, agora na área bancária. Aliados já estão se mobilizando para verificar denúncias de blogs ligados ao presidente Lula e à candidatura do PT, que indicariam possíveis quebras de sigilo bancário de tucanos, podendo alcançar até Serra.

A candidata do PV, Marina Silva, também voltou a criticar o governo federal pelo vazamento de dados fiscais. Ontem no Rio, após participar de sabatina no GLOBO, ela defendeu que os brasileiros perguntem à Receita Federal se também tiveram seu sigilo fiscal quebrado ¿ depois de a própria Receita identificar indícios de que 2.949 contribuintes tiveram seus dados consultados indevidamente nos sistemas do Fisco, em Mauá (SP).

De acordo com Marina, é preciso um Estado transparente para evitar episódios semelhantes, que ela considerou um dos piores sintomas do desmonte da gestão pública do país:

¿ Os brasileiros deveriam começar a peticionar a Receita Federal para saber se também foram violados no seu sigilo. Acho que é a única alternativa que resta, depois do que estamos vendo: uma ausência daqueles que são responsáveis por passar tranquilidade e firmeza e que estão banalizando e naturalizando um erro dramático como esse de gestão ¿ afirmou.

COLABOROU Rafael Galdo