Título: Para o Senado, Lindberg passa Cesar
Autor: Galdo, Rafael
Fonte: O Globo, 11/09/2010, O País, p. 18
Os dois estão tecnicamente empatados com o candidato Marcelo Crivella, de acordo com pesquisa do Ibope
Na disputa pelo Senado no Rio, o candidato do PT, Lindberg Farias, passou Cesar Maia (DEM). Os dois, juntamente com Marcelo Crivella (PRB), estão tecnicamente empatados, segundo a pesquisa Ibope divulgada ontem e encomendada pela TV Globo e o jornal "O Estado de S. Paulo". Pela pesquisa, Crivella e Lindberg lideram, com 31% cada um, contra 28% de Cesar. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em comparação com a pesquisa de 3 de setembro, Crivella caiu três pontos - tinha 34% -, enquanto o petista subiu três, de 28% para os 31% atuais. Já Cesar, até então segundo colocado, tinha 30% no início do mês. Em crescimento, Lindberg comemorou o resultado, que atribuiu à intensificação de campanha de rua, ao programa de TV e aos apoios de aliados, entre eles o presidente Lula e o governador Sérgio Cabral (PMDB).
- Mas não tem nada decidido. Ainda há muito tempo pela frente, e vamos intensificar o trabalho - afirmou Lindberg, dizendo que buscará os votos dos indecisos.
Picciani, em quarto lugar, cai dois pontos percentuais
Quarto colocado na pesquisa divulgada ontem, Jorge Picciani (PMDB) teve 20% das intenções de voto, interrompendo assim uma tendência de crescimento das últimas pesquisas. Em 3 de setembro, ele tinha 22%, 11 pontos percentuais a mais que na pesquisa Ibope de 30 de julho.
Waguinho (PTdoB) aparece com 6%, Marcelo Cerqueira (PPS) e Milton Temer (PSOL) têm 3% e Carlos Dias (PTdoB) apresenta 1%. Os candidatos Wladimir Mutt (PCB), Claiton (PSTU) e Heitor (PSTU) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somaram 24%. E o número de indecisos aumentou de 26%, no início de setembro, para 34%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio com o número 78065/2010. Entre os dias 7 e 9 deste mês, foram entrevistados 1.806 eleitores.