Título: Cabral tem 57% dos votos, e Gabeira, 14%
Autor:
Fonte: O Globo, 11/09/2010, O País, p. 18
Na disputa pelo governo do Rio, o candidato do PMDB à reeleição, Sérgio Cabral, teve 57% das intenções de voto, contra 14% do principal adversário, Fernando Gabeira (PV), segundo a pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal ¿Estado de S. Paulo¿. Com o resultado, Cabral manteve os 43 pontos percentuais de diferença para o verde e venceria em primeiro turno, se as eleições fossem hoje. Ambos, porém, recuaram um ponto percentual em relação à última pesquisa, em 3 de setembro, mas variaram dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
No início do mês, Cabral tinha 58%, contra 15% de Gabeira. Já nas pesquisas de 28 de agosto e 30 de julho, o peemedebista ficou com 56% e 58%, respectivamente; enquanto o verde aparecia com 14% nas duas. Gabeira se disse tranquilo diante da nova sondagem, embora mês passado ele apostasse num avanço nas pesquisas em setembro:
¿ Vou parar de comentar as pesquisas. Com uma certa regularidade delas, seria redundante comentá-las.
Cabral comentou os números pelo Twitter: ¿Esse resultado me dá o estímulo e o entusiasmo para que, caso reeleito, o Rio chegue a 2014 com paz, desenvolvimento e justiça social¿.
Na mesma pesquisa, o candidato do PR, Fernando Peregrino, obteve 3% das intenções de voto ¿ em julho, ele tinha 1%, e em agosto e início de setembro, 2%. Eduardo Serra (PCB) e Cyro Garcia (PSTU) tiveram 1%. Jefferson Moura (PSOL) não pontuou. Os votos brancos e nulos somaram 11%, e os eleitores indecisos foram 12%. Foram entrevistados 1.806 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro.