Título: Papa faz alerta para fuga de fiéis no Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 11/09/2010, O País, p. 20
ROMA. O Papa Bento XVI pediu ontem a bispos brasileiros que não poupem esforços para deter o crescente abandono de fiéis no país e, ao mesmo tempo, para enfrentar a rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais. O pedido foi feito na residência de verão de Castelgandolfo, a 30 quilômetros de Roma, na tradicional visita ad limina - realizada a cada cinco anos, em que os bispos visitam os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo e se encontram com o Papa, para relatar a situação de suas dioceses.
- Observa-se uma crescente influência de novos elementos na sociedade, que há até poucas dezenas de anos não existiam - disse Bento XVI. - Isso provoca um crescente abandono, por parte de muitos católicos, da vida eclesiástica, ou inclusive da Igreja, enquanto que, no panorama religioso, no Brasil, se assiste a uma rápida expansão das comunidades evangélicas e neopentecostais.
Segundo o Pontífice, esse afastamento dos fiéis se deve "a uma evangelização, em nível pessoal, às vezes superficial":
- Às vezes, os batizados não são suficientemente evangelizados, e por isso, são facilmente influenciáveis, já que têm uma fé frágil e frequentemente baseada numa devoção ingênua.
O Papa pediu que a Igreja se empenhe na evangelização e não economize esforços na busca de católicos que tenham se afastado, ou de pessoas que "pouco ou nada conhecem da mensagem evangélica". Bento XVI citou ainda o desafio da multiplicação de novos grupos que, segundo ele, "às vezes fazem uso de um proselitismo agressivo".