Título: Assembleia francesa aprova projeto de lei que eleva idade da aposentadoria
Autor:
Fonte: O Globo, 11/09/2010, Economia, p. 33
Texto ainda terá votação formal no próximo dia 15, indo depois ao Senado
PARIS. A Assembleia Nacional da França cimentou ontem o fim da aposentadoria aos 60 anos. Ao fechar o projeto de lei sobre a reforma da Previdência, os deputados aprovaram ¿ depois de seis horas de discussões ¿ a elevação da idade mínima para a aposentadoria, de 60 para 62 anos. Eles também aprovaram a elevação da idade para ter direito à aposentadoria integral de 65 para 67 anos até 2023.
A aprovação foi garantida pelos votos da União por um Movimento Popular (UMP, o partido do presidente Nicolas Sarkozy) e do Novo Centro. Os partidos de esquerda votaram contra. O Partido Socialista afirmou que, se Segolène Royal for eleita em 2012, vai retomar a aposentadoria aos 60 anos.
Segundo o jornal ¿Le Monde¿, o ministro do Trabalho, Eric Woerth, rebateu afirmando que a reversão da medida acarretaria ¿uma baixa significativa das aposentadorias francesas¿. O governo estima economizar 18,6 bilhões com a reforma. O primeiro-ministro, François Fillon, afirmou que, se nada fosse feito, a Previdência teria um déficit anual de 45 bilhões em 2020.
O projeto de lei passará por uma votação formal na Assembleia no próximo dia 15, não podendo mais ser modificado. Como os partidos de centro-direita são majoritários, sua aprovação é tida como certa. O Senado vai apreciar o projeto de lei em 1º de outubro.
Para deputada socialista, Sarkozy mentiu à população
O aumento da idade de aposentadoria será feito gradualmente: a cada ano serão acrescidos quatro meses, até chegar a 62 anos em 2018. Outra medida criticada pela oposição é a elevação da idade para obter a aposentadoria integral, não importando o tempo de contribuição. A idade passará dos atuais 65 para 67 anos entre 2016 e 2023.
A aprovação ocorreu apenas três dias depois da paralisação que levou mais de um milhão de pessoas às ruas da França para protestar contra a reforma da Previdência. Os sindicatos já convocaram outra paralisação no dia 23 de setembro, além de uma ¿jornada de pressão¿ sobre os deputados no próximo dia 15.
A aposentadoria aos 60 anos foi instituída pelo então presidente, François Mitterrand, do PS, em 1983. Na ocasião, ele reduziu a idade mínima em cinco anos. É por isso que a esquerda defende a manutenção dos 60 anos. A deputada socialista Marisol Touraine disse ao ¿Monde¿ que a aposentadoria aos 60 anos é ¿o escudo social dos mais pobres¿. Ela disse ainda que Sarkozy ¿mentiu ao povo francês¿, porque havia prometido durante sua campanha não tocar na idade mínima para a aposentadoria.