Título: Crítica à indústria da fiscalização
Autor: Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 14/09/2010, O País, p. 13

Lula cita TCU como exemplo de órgão que atrapalha andamento de obras

CRICIÚMA (SC). Ao inaugurar ontem parte da obra de duplicação da BR-101, no trecho Sul de Santa Catarina, que deveria estar concluída em 2008 e que é motivo de muitas críticas da oposição pelo atraso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou o Tribunal de Contas da União e o Ministério Público como órgãos que atrapalharam o andamento das obras:

¿ A culpa é nossa. Criamos uma indústria da fiscalização e de proibição que é uma coisa maluca. Vim inaugurar exatamente por isso, depois de todo o sofrimento, para dizer que a gente pode ter dificuldade, mas quando tem vontade, não existe nada impossível. Esperem que ainda voltarei aqui antes do final do meu mandato (para inaugurar outro trecho).

O presidente arrancou risos e aplausos da plateia e de moradores ao contar sobre os tipos de problemas que impediram o andamento das obras no Brasil. Citou a transposição do Rio São Francisco, que até Dom Pedro II, em 1847, ¿que era imperador e podia fazer tudo, tentou fazer e não conseguiu¿.

¿A gente mata a cobra e mostra a cobra morta¿

Lula referiu-se à paralisação de um ano das obras da Ferrovia Norte-Sul, para averiguar suspeita de sobrepreço constatado pelo TCU, como exemplo de excesso de vigilância que causa prejuízos.

¿ Fazer obra neste país é assim. E a pergunta que a gente faz é: quem é que assume a responsabilidade de um prejuízo de um ano de uma obra parada neste país, porque alguém resolveu parar a obra?

O presidente aproveitou o palanque para, sem citar nomes, criticar a oposição, que o acusou de descaso para com Santa Catarina. Ele enumerou as obras e o investimento de R$5 bilhões em rodovias catarinense em seu governo, dos quais R$2,4 bilhões já pagos.

¿ Tem um tipo de político que pensa que está falando a verdade e vai na televisão e fala ¿eu mato a cobra e mostro o pau¿. Na minha turma, a gente mata a cobra e mostra a cobra morta ¿ afirmou Lula para explicar por que estava lembrando as obras feitas.

O presidente afirmou que desafiava qualquer candidato às eleições a provar qual antecessor havia feito mais por Santa Catarina do que ele.

¿ Agora é campanha política e tem candidato que promete que vai fazer tudo. Eu queria que os candidatos dissessem em que momento da história catarinense um só presidente da República fez em um mandato 20% do que nós fizemos por Santa Catarina. Podem pegar Fernando Henrique, Itamar, Sarney, Collor e o presidente Figueiredo ¿ desafiou. ¿ A única coisa que a pessoa não pode prescindir é de falar a verdade. Eu sei que a verdade é dura, a verdade dói. Mas se os políticos falassem mais a verdade possivelmente o povo tivesse mais condições de escolher melhores políticos. (J.P.)