Título: Assessor da Casa Civil pede demissão
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 14/09/2010, O País, p. 4
Vinícius seria sócio do filho de Erenice
BRASÍLIA. Vinícius de Oliveira Castro, de 30 anos, pediu demissão ontem da assessoria da Casa Civil após seu nome aparecer nas denúncias de tráfico de influência envolvendo Israel Guerra, filho da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. Os dois são amigos e trabalharam na mesma época na Anac.
Advogado, com um cargo de confiança DAS 4 e salário de R$ 6,8 mil, Vinícius atuava na Secretaria Executiva da Casa Civil ¿ comandada por Erenice antes de ela se tornar ministra ¿ e, segundo colegas, cumpria missões burocráticas, ligadas à agenda e à tramitação de documentos dentro da Casa Civil.
Vinícius é filho de Sônia Elizabeth de Oliveira Castro, que é, no papel, sócia de Saulo Guerra, irmão de Israel Guerra, na Capital Assessoria e Consultoria, que intermediou negócios da MTA no governo.
Os verdadeiros donos da empresa, na verdade, seriam Israel e Vinícius.
Ele foi nomeado assessor de confiança da Casa Civil em 30 de junho de 2009 ¿ quando a candidata do PT, Dilma Rousseff, ainda era a ministra e Erenice Guerra, a secretáriaexecutiva.
Com a saída de Dilma, Erenice assumiu o cargo de ministra e foi substituída na Secretaria Executiva por Carlos Eduardo Esteves Lima, que antes trabalhava na Subsecretaria de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas Governamentais.
Em nota, a Casa Civil disse que o assessor pediu exoneração e ¿que foi citado em reportagens, neste final de semana, como participante de um suposto esquema para beneficiar empresas com contratos no governo¿. A nota tem a defesa de Vinícius: ¿O servidor declara que repudia todas as acusações¿.
A portaria de sua nomeação, de número 48, foi assinada pela própria Erenice. Na Anac, Vinícius ficou de maio de 2006 a junho de 2009, em cargo comissionado. Segundo fontes da Anac, Vinícius e Israel teriam atuado juntos na Superintendência de Serviços, depois transformada em Superintendência de Regulação Econômica. Ele trocou de área em 2008, e chegou à Casa Civil em 2009.