Título: Os crimes e castigos na Receita
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 12/09/2010, O País, p. 3

Receita: 340 processos contra servidores Em guerra interna contra vazamento de informações, órgão puniu 823 funcionários por irregularidades desde 1995

BRASÍLIA. Um dos órgãos mais visados do país, a Receita Federal trava uma guerra antiga contra o vazamento de informações de contribuintes. Neste momento, há 340 processos administrativos correndo em diferentes fases na Corregedoria-Geral da Receita contra servidores da Casa, segundo levantamento feito a pedido do GLOBO. De 1995 a 22 de julho deste ano, as punições entre demissões, suspensões, advertências e cassações de aposentadorias somam 823.

Desde 2007, 81 servidores foram demitidos.

A Receita voltou à berlinda diante da quebra do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, de Verônica Serra e Alexandre Bourgeois, filha e genro do presidenciável tucano, José Serra. O poder conferido aos servidores e a importância dos dados sigilosos dos quase 25 milhões de contribuintes pessoas físicas do Imposto de Renda (IR), mantidos em computadores tidos como superprotegidos, tornam mais grave qualquer deslize funcional.

Há um ano no cargo, o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, quebrou o silêncio no qual havia se lançado nos últimos dias e disse ao GLOBO que as recentes denúncias são graves, mas um caso isolado.

A Receita conta com mais de 30 mil servidores em 531 unidades no país. Este episódio está relacionado à participação de apenas três servidores em conduta faltosa disse Cartaxo.

No entanto, somente este ano, até 22 de julho, oito funcionários foram demitidos da Receita Federal do Brasil que inclui o Fisco e a Secretaria da Receita Previdenciária. Outros quatro sofreram suspensão, e cinco, advertência. As investigações não pouparam os aposentados: só este ano, três tiveram benefícios cassados. As informações não foram fornecidas por tipo de delito.

Em 2009, foram 37 demissões.

Houve ainda 21 suspensões, 15 advertências e quatro aposentadorias cassadas. De 2007 para cá, quando as secretarias se juntaram na Super Receita, foram 81 funcionários demitidos.

O número salta para 287 quando incluídas punições entre 1995 e 2007. Todos os casos se referem a auditores ou analistas da Receita.