Título: Adesão forte de acionistas
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 17/09/2010, Economia, p. 34

Corretoras apontam que maioria fez reserva da Petrobras

Mais da metade dos investidores pessoas físicas que são acionistas da Petrobras fizeram reservas para participar da capitalização da empresa, segundo avaliação de gerentes de corretoras de valores. A maior parte dos pedidos foi feito ontem, último dia do prazo para participar da oferta prioritária destinada aos atuais acionistas e cotistas do FGTS-Petrobras. A BM&FBovespa chegou a ampliar em uma hora de 20h30m para 21h30m o prazo para o envio dos dados dos investidores pelas corretoras. Para os investidores em geral, o prazo de adesão vai até o dia 22.

Em uma corretora, um executivo informou que alguns acionistas chegaram a pedir mais que os 34% a que teriam direito de participar na oferta prioritária percentual necessário para manter a fatia atual na companhia. O objetivo, segundo ele, é tentar garantir alguma participação na oferta ao varejo.

O analista de sistemas Carlos Simões foi um dos cotistas do FGTS-Petrobras que garantiu ontem o direito de comprar mais ações.

Fiz em 2000 e o dinheiro rendeu muito.

Quando soube da nova oferta, quis participar.

Ontem, em novas visitas a agências de banco no Centro do Rio, O GLOBO voltou a encontrar funcionários dando informações erradas ou incompletas aos interessados na operação.

Duas funcionárias do banco Real/Santander informaram que a participação na capitalização só era possível com recursos do FGTS, quando na verdade a oferta está aberta também a quem quer investir com recursos próprios. O Grupo Santander Brasil informou que vem realizando constantes reforços de comunicação com as agências para atender à demanda dos clientes.