Título: Petrolíferas reduzirão queima de gás
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 17/09/2010, Economia, p. 34

ANP obrigará Petrobras, Shell e Chevron a cortar mais de 50% das emissões

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) obrigará as principais operadoras petrolíferas do país (Petrobras, Shell e Chevron) a reduzir, até 2012, a queima de gás natural em suas plataformas dos atuais cerca de 10% para 3% da produção total. Até o fim de outubro, as três petrolíferas assinam um termo de ajuste com a agência, comprometendo-se a reduzir a queima atual de gás.

Segundo o diretor da ANP Victor Martins, a agência decidiu negociar o termo de ajuste com as petrolíferas, ao constatar que em junho de 2009 foram queimados 13,4 milhões de metros cúbicos por dia. Esse volume equivale a 23% da produção total de gás, que foi de 59,8 milhões de metros cúbicos por dia.

Nosso objetivo é atingir um índice de utilização de gás de 95% nos próximos anos afirmou Martins.

Pelos novos termos, a queima máxima permitida por lei será de 3%, podendo ter um acréscimo de 2% em casos especiais autorizados pela agência.

A ANP informou ontem que 23 operadoras produziram em agosto 2,078 milhões de barris de petróleo por dia, um recorde. A produção de gás natural foi de 62,5 milhões de metros cúbicos por dia. E a produção conjunta de petróleo e gás foi de 2,47 milhões de barris por dia. A agência anunciou que vai divulgar dados detalhados da produção de petróleo e gás no país.

De acordo com o diretor da ANP, o Rio produziu 78,1% do total, com 1,62 milhão de barris diários. O Espírito Santo produziu 11,6%, com 240 mil barris diários.