Título: Responsável por plantão de falso médico é indiciado por 4 crimes
Autor: D'Angelo, Rafael
Fonte: O Globo, 17/09/2010, Rio, p. 30

Mais 3 são acusados de formação de quadrilha em hospital de Belford Roxo

Responsável pela supervisão do plantão do ex-estudante de Medicina Silvino da Silva Magalhães no Hospital de Clínicas Belford Roxo, o obstetra Ediandro Cárlon Quadros da Silva foi indiciado ontem pela Polícia Civil por estelionato, falsificação de documentos, exercício ilegal da profissão e formação de quadrilha. Ele é o quarto indiciado no inquérito que investiga a atuação de falsos médicos no hospital da Baixada. Além dele, também foram indiciados por formação de quadrilha Silvino, o médico e sócio da clínica Deodalto José Ferreira e o colombiano Félix Jorge Garcia Arozqueta.

¿ Quando prendemos o Silvino, apreendemos com ele receitas em branco com a assinatura e o carimbo do Ediandro. No momento, não havia nenhum médico no hospital, onde 40 gestantes estavam internadas. Depois, o Deodalto confirmou em depoimento que o responsável pelo plantão era o Ediandro ¿ afirmou o delegado Fábio Cardoso, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP).

Ontem, prestaram depoimentos os sócios da clínica Antonio Carlos Chagas Carvalho e Isabel Regina Teixeira.

¿ A Isabel afirmou estar afastada do hospital desde 2007. Já o Antonio Carlos informou que trabalha no hospital de terça a sexta-feira. Disse ainda que o Silvino sempre atuou sob a supervisão de um médico e que o colombiano atuava como auxiliar ¿ afirmou o delegado.

Sócio do hospital e candidato a deputado estadual pelo Partido da República (PR), o médico Flávio Ferreira não compareceu ontem à delegacia, alegando compromissos profissionais. O depoimento dele foi remarcado para a próxima semana. Ediandro também deverá depor semana que vem.

A polícia investiga os 14 óbitos ocorridos na clínica onde Silvino foi preso em flagrante no último dia 5, por exercício ilegal da Medicina. Ele já foi solto e responde ao inquérito em liberdade. Mais de 25 mulheres já procuraram a polícia para registrar queixa contra o hospital.