Título: Frei Betto: Lula não merece nepotistas
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 17/09/2010, O País, p. 14
Para amigo de presidente, ex-ministra já deveria ter deixado cargo
SÃO PAULO. Amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde que ele era líder sindical no ABC, o frei dominicano Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, criticou ontem a conduta da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, seis anos depois de ter deixado o governo federal, em que atuou no programa Fome Zero.
Após ter postado no microblog Twitter que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não merece a companhia de corruptos e nepotistas, ele disse ao GLOBO que Erenice não havia conseguido, até ontem à noite, desmentir as acusações que pesam contra ela.
Na nota oficial (distribuída por Erenice em seguida às primeiras denúncias contra a então ministra), ela disse que era tudo calúnia. Mas não conseguiu desmentir as denúncias feitas, assim como não conseguiu provar que o filho não trabalha no governo. Acho até que ela demorou para sair disse Frei Betto, para quem as acusações contra Erenice são baseadas em indícios muito fortes.
Perguntado se faltou atenção, por parte do presidente Lula, quando nomeou Erenice para o cargo, Frei Betto saiu em sua defesa: Coloco as minhas três mãos no fogo pelo presidente.
Para Frei Betto, Erenice deveria ter feito como Henrique Hargreaves, que deixou a chefia da Casa Civil no governo de Itamar Franco, em 1993, enfrentando denúncias de corrupção, mas voltou ao posto em fevereiro de 1994, depois que elas não foram comprovadas.