Título: Parentes de Erenice tinham cargos no DF
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 17/09/2010, O País, p. 14
Filho e irmão de ex-ministra da Casa Civil são demitidos de funções comissionadas em empresas públicas
BRASÍLIA. O governo do Distrito Federal anunciou ontem a demissão do filho e do irmão da ex-chefe da Casa Civil Erenice Guerra. Os dois estavam ocupando cargos comissionados em empresas públicas de Brasília.
O irmão José Euricélio Alves de Carvalho foi nomeado em 18 de maio deste ano para o Departamento de Auditoria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e recebia salário de R$ 4.167,31. O filho de Erenice, Israel Dourado Guerra, estava lotado na Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap). Foi nomeado em dezembro de 2008 e recebia salário de R$ 6,8 mil.
Euricléio foi levado para a Novacap pelo então secretário-geral da companhia, David José de Matos, amigo de Erenice. Dois meses depois, em julho, Matos ganhou a Presidência dos Correios por escolha da então ministra.
Segundo a assessoria do governador Rogério Rosso (PMDB), Euricélio era servidor de confiança da Secretaria de Governo na gestão do governador cassado José Roberto Arruda.
Em abril, com a posse de Rosso, foi exonerado. Um mês depois, assumiu o cargo em comissão na Novacap.
Os cargos de Israel e José Euricélio foram revelados ontem pelo jornal Correio Braziliense.
No caso de Israel, a CorregedoriaGeral do Distrito Federal abrirá procedimento para apurar eventuais irregularidades cometidas por ele.