Título: Ministro interino foi interventor da Previ
Autor: Doca, Geralda; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 17/09/2010, O País, p. 4

Carlos Eduardo Esteves Lima não é filiado, mas tem ligações com o PT

BRASÍLIA. O novo ministro interino da Casa Civil, Carlos Eduardo Esteves Lima, não é filiado ao PT, mas sempre foi ligado ao partido. Segundo o exsecretário de Previdência Complementar José Roberto Savóia, essa aproximação com o partido, além dos conhecimentos em assuntos previdenciários, o credenciou a ser o interventor da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, no último ano do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na ocasião, representantes dos trabalhadores no fundo de pensão, ligados ao PT, que fazia oposição ao governo, travavam uma guerra no comando da entidade. Com a intervenção no dia 3 de junho de 2002, Carlos Eduardo Esteves Lima, acompanhado da Polícia Federal, afastou os seis diretores e alterou o estatuto da Previ, dando poder de decisão final ao presidente do Conselho de Administração, indicado pelo governo o chamado voto de Minerva, conforme exigia a legislação.

Ele tinha bom trânsito no PT e conseguiu fazer um ótimo trabalho na Previ, alterando o estatuto e fixando o voto de Minerva afirmou Savóia.

Representantes dos trabalhadores no fundo de pensão, lembram, no entanto, que Esteves Lima foi pouco amistoso quando assumiu o comando da entidade. Além de ter afastado os dirigentes petistas, eles tiveram que devolver os crachás e foram proibidos de entrar no local, bem como acessar seus computadores.

O petista Sérgio Rosa, que ocupava a presidência da Previ até junho deste ano, estava entre eles.

Esteves Lima é concursado do Senado e, antes de assumir a Previ, foi secretário-adjunto da Secretaria de Previdência Complementar (SPC), tendo exercido também a função de inventariante do DNER e da extinta LBA. Também trabalhou na prefeitura de São Paulo, entre 2001 e 2002.

Esteves Lima nasceu em Minas e é engenheiro Segundo fontes da Casa Civil, Esteves Lima foi indicado para o ministério em abril de 2003 por intermédio de Luiz Alberto, subchefe de Assuntos de Análise de Políticas Públicas Governamentais (SAG).

Ele trabalhava lá, com Luiz Alberto, até que foi chamado para substituir Erenice Guerra na secretaria-executiva.

Com 51 anos, Esteves Lima nasceu em Frei Serafim (município de Itambacuri-MG) e se formou em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem especialização em Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).