Título: Roriz continua a desafiar Ficha Limpa
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 16/09/2010, O País, p. 14

BRASÍLIA. Mesmo depois de ter o registro cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) mantém-se na campanha pelo governo distrital e insiste em sua proposta de aumentar da área do quadrilátero do DF, incorporando pelo menos 19 cidades de Goiás e Minas Gerais no entorno de Brasília.

Roriz intensificou os compromissos de campanha e, por onde passa, repete: Sou candidato, meu nome, minha foto estarão na urna. Se o Supremo Tribunal Federal não julgar o recurso de Roriz até 20 de setembro, isso de fato, acontecerá.

Roriz, que liderou pesquisas de intenções de voto, agora está atrás de Agnelo Queiroz (PT).

Pesquisa Ibope da última segundafeira mostra Agnelo com 43% e Roriz com 30%. A presença constante do presidente Lula tem contribuído para o petista ampliar a vantagem.

Atualmente, a área do DF é de pouco mais de 5,7 mil quilômetros quadrados. Roriz propõe resgatar a antiga área para a capital federal prevista na Constituição de 1891, de 14,4 mil quilômetros quadrados, onde poderia criar loteamentos e condomínimos, como promete. No debate de anteontem na TV Brasília, Roriz defendeu a ampliação do quadrilátero: Sei que existem problemas internos (em Brasília), porém a solução está no aumento do quadrilátero porque iremos definir áreas suficientes para ampliar e criar novas cidades, se for necessário.

Ontem, em entrevista ao jornal local da TV Globo, Roriz voltou a defender o aumento de moradia no DF, negando que dará lotes: Não é dar lotes, isso é antigo.

É moradia. Pode ser aumento de gabarito, prédios, condomínios (...) Por exemplo, eu dei um lote, eles construíram uma casinha. Hoje eles estão me pedindo, os filhos cresceram, agora precisa mais. Então vamos mudar o gabarito: em vez de ter uma residência, ele tem dois andares.

O Distrito Federal, com mais de 1,8 milhão de eleitores, tem hoje 30 Regiões Administrativas.

Até os anos 80, existiam oficialmente sete. A partir de 1989, outras foram sendo criadas, desmembradas e regularizadas. A maioria delas por Roriz.

Para fazer frente ao adversário que quer dar lotes, Agnelo promete intensificar o programa Minha Casa, Minha Vida, com 100 mil moradias para população de baixa renda.

Temos que trazer para o Distrito Federal tudo de bom que está acontecendo no Brasil do presidente Lula.

Na reta final da campanha deverá voltar à cena o escândalo do mensalão do DEM no DF, que derrubou o ex-governador José Roberto Arruda e provocou a maior crise da capital. Adversários de Agnelo prometem divulgar vídeos de encontro dele com Durval Barbosa, denunciante do esquema. A assessoria de Agnelo diz que ele aconselhou Durval a levar os vídeos à PF