Título: Mantega atribui queda do dólar à ação global e diz que adotará medidas
Autor: Melo, Liana
Fonte: O Globo, 16/09/2010, Economia, p. 26

Mantega atribui queda do dólar à ação global e diz que adotará medidas

Segundo ministro, há `operação orquestrada¿ de asiáticos e Brasil vai segurar real

MANTEGA: ¿ALGUMAS economias tentam sair da crise às nossas custas¿

RIO e LONDRES. Em meio à forte queda do dólar no Brasil e no mundo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem, em palestra no Rio, que o governo vai adotar ¿medidas para impedir que haja uma valorização artificial do real¿. Mantega disse que o governo ¿não deixará nenhum excesso de dólar no mercado¿, nem mesmo o resultante de investimentos estrangeiros na capitalização da Petrobras.

¿ Parece estar havendo uma operação orquestrada para manter as moedas asiáticas desvalorizadas ¿ diagnosticou Mantega, acrescentando que o mesmo estaria ocorrendo nos EUA e na União Europeia (UE). ¿ Outros países estão desvalorizando suas moedas para ganhar competitividade no comércio exterior e o Brasil não vai ficar parado assistindo esse jogo, em que algumas economias tentam sair da crise às nossas custas.

Mesmo admitindo que o Banco Central tem ¿armamento pesado¿ para enfrentar a situação, além do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras, cuja alíquota para investimentos estrangeiros foi elevada no ano passado) e o próprio Fundo Soberano, Mantega não descartou a adoção de ¿medidas prudenciais¿, como limitar a exposição ao risco cambial.

Ele afirmou que defenderá ¿com veemência¿, na reunião do G-20, em novembro, que os países precisam respeitar as regras de câmbio flutuante, para evitar ¿conflitos cambiais¿.

Em Londres, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não quis comentar a valorização do real nem possíveis medidas a serem adotadas para conter a alta. Mas afirmou que o BC está sempre alerta a sinais de desequilíbrios na economia.

COLABOROU Fernando Duarte, correspondente