Título: Ministro da Justiça isenta Erenice
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 15/09/2010, O País, p. 4

"Ela não está diretamente envolvida nos fatos", diz Barreto

BRASÍLIA. Por determinação do Palácio do Planalto, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou ontem que a Polícia Federal abrirá inquérito para investigar suspeita de tráfico de influência de Israel Guerra, filho da ministra Erenice Guerra (Casa Civil), com órgãos do governo. No mesmo anúncio, Barreto isentou Erenice de qualquer responsabilidade no episódio e disse que ela não será investigada nem ouvida nesse procedimento.

Para Barreto, o que foi divulgado até o momento sobre o escândalo envolvendo familiares de Erenice é insuficiente para atingi-la.

¿ A investigação não diz respeito à ministra.

Ela não está diretamente envolvida nos fatos narrados nos últimos dias, que dizem respeito a empresas, a advogados e pessoas que teriam participado de liberação de licenças ¿ disse Barreto.

Erenice divulgou nota defendendo a apuração, mas não irá depor no inquérito, apesar da investigação ter como objetivo descobrir se houve tráfico de influência. Barreto disse ainda que, como Erenice tem foro privilegiado por ser uma ministra de Estado, uma possível investigação de sua participação no caso dependeria de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Israel Guerra, será investigada a Master Top Airlines (MTA), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o escritório de advocacia envolvido no escândalo, segundo Barreto. O ministro afirmou que não há prazo para a duração do inquérito, que dependerá do ritmo dos depoimentos e levantamento de provas. Segundo Barreto, Erenice Guerra está tranquila com a investigação: ¿ Conversei hoje com a ministra. Ela está muito tranquila e pediu apuração, para que se chegue à verdade concreta, separando aquilo que é falso. A ministra diz não temer essa verdade.

Barreto diz que a investigação irá apurar se decisões como a prorrogação da concessão da Anac para a MTA estavam ¿contaminadas¿ por ações de tráfico de influência.