Título: Construção de refinaria pode ser antecipada
Autor: Bôas, Bruno Villas; Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 15/09/2010, Economia, p. 26

Segundo Petrobras, objetivo seria atender a alta no consumo acima do previsto

A Petrobras poderá antecipar para iniciar em 2014 o início da construção de novas refinarias, além das cinco atuais em construção, caso seja necessário para atender a um aumento acima do previsto do consumo de combustíveis. A informação foi dada ontem pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, ao explicar que a expectativa é que neste ano o consumo de combustíveis bata recorde. Segundo o executivo, que participou de palestra na Rio Oil & Gas, no Riocentro, somente no primeiro semestre deste ano o consumo cresceu 12% e continua forte nos primeiros meses do segundo semestre. Ele não descarta que a demanda cresça 10% este ano, enquanto, no ano passado, caiu 1,2%.

A Petrobras prevê atingir a autossuficiência na produção de derivados em 2014 com o início da produção de algumas refinarias, como a do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco. A previsão é aumentar a capacidade dos atuais dois milhões de barris diários para cerca de 2,4 milhões de barris em 2014. A expectativa é baseada em um crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,4% ao ano nos próximos anos. Segundo Costa, se a economia crescer mais do que o previsto, a Petrobras terá condições de atender ao mercado, sem necessariamente aumentar as importações de combustíveis.

¿ Acho que o PIB vai crescer mais do que 3,4 % ao ano em média. Aí é só antecipar as refinarias que estão previstas lá para a frente ¿ disse Paulo Roberto.

Atualmente a Petrobras importa cerca de 120 mil barris diários de alguns combustíveis, como o óleo diesel e o querosene de aviação (QAV).