Título: Marina aponta retrocesso na política
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 19/09/2010, O País, p. 4

Candidata do PV exige investigação sobre denúncias recentes

Ao comentar a denúncia de pagamento de propina dentro do Palácio do Planalto, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, disse ontem que o Brasil vive um retrocesso político e defendeu o fim da reeleição para acabar com o que chamou de vale-tudo eleitoral.

A gente vive uma contradição triste no Brasil. No momento em que avançamos na economia e avançamos também na área social, a gente vê um retrocesso na política. É importante que o Brasil se comprometa com uma nova política, com projetos, com programas, e não com vale-tudo eleitoral.

Marina exigiu que as denúncias de corrupção na Casa Civil sejam investigadas: Esse caso já está nas mãos do Ministério Público, a quem cabe uma investigação séria. O problema do Brasil é que tudo é politizado. Nada é encarado institucionalmente.

No meu governo, as instituições vão funcionar com neutralidade, observando o princípio da probidade, da legalidade e da impessoalidade. É por isso que eu sou contra a reeleição.

Na reeleição, vale tudo para se eleger. Eu sou favorável ao mandato único. E, se eleita, vou trabalhar para isso.

A candidata do PV fez ontem um corpo a corpo em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, acompanhada dos candidatos ao governo do Rio Fernando Gabeira (PV), e ao Senado Marcelo Cerqueira (PPS), e do deputado Alfredo Sirkis, candidato a uma vaga na Câmara Federal. Ela não comentou os últimos resultados das pesquisas, que a colocam em terceiro lugar.

Tenho dito o tempo todo para a imprensa que o que eu encontro nas ruas é muito maior do que o que sai nas pesquisas.

Não vamos brigar com as pesquisas, só vamos trabalhar para ir ao segundo turno.