Título: Marina defende liberdade de expressão
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 20/09/2010, O País, p. 9

Para a candidata, "instituições precisam funcionar com neutralidade"

Especial para O GLOBO

PORTO ALEGRE. Um dia após o presidente Lula ter atacado a imprensa, a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, fez uma crítica indireta às declarações ao dizer que as instituições precisam funcionar com neutralidade e defender a liberdade de expressão.

Posso até discordar da crítica que me é feita. Mas vou defender, com profundidade, que as pessoas tenham o direito de manifestar sua posição disse a candidata, que ontem cumpriu agenda de campanha no Rio Grande do Sul.

Marina evitou comentar se sua candidatura poderia ser beneficiada pelas denúncias de corrupção na Casa Civil. Ela disse que o caso está com o Ministério Público e que prefere debater propostas, em vez de partir para o vale-tudo eleitoral.

Nunca fiz a política do quanto pior melhor, não ajuda a ninguém disse ela, alfinetando as coligações de seus adversários, que estariam contrariando seus princípios.

Se ganhar, quero ganhar ganhando.

Porque a gente pode ganhar perdendo. E ganha perdendo quem abre mão dos seus valores e faz alianças incoerentes.

Marina esteve ontem no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, que reúne galpões de mais de 300 centros de Tradições Gaúchas. Vegetariana, ela não comeu churrasco, prato obrigatório no evento, que integra as comemorações da Semana Farroupilha. Em seguida, ela fez caminhada no Parque da Redenção, principal ponto de campanha nos fins de semana na capital gaúcha. À tarde, a candidata seguiu para Pelotas, onde visitou uma Casa de Marina.