Título: Americana libertada no Irã nega ser espiã
Autor:
Fonte: O Globo, 20/09/2010, O Mundo, p. 22

Ahmadinejad diz que soltura de Sarah Shourd foi `gesto humanitário¿ e pede aos EUA liberação de oito iranianos

SARAH SHOURD (ao centro), ladeada por Cindy Hickey, mãe de Shane Bauer, e por Laura Fattal, mãe de Josh Fattal: pronunciamento à imprensa

NOVA YORK. Presa por mais de um ano no Irã, acusada de espionagem, a americana Sarah Shourd negou ontem as acusações contra ela, seu noivo e um amigo, detidos juntos no ano passado, e classificou o episódio de ¿um grande malentendido¿. O presidente Mahmoud Ahmadinejad, por sua vez, disse que a liberação foi ¿um grande gesto humanitário¿ e incitou os EUA a fazerem o mesmo, soltando oito iranianos que se encontram detidos no país.

Na primeira entrevista concedida desde a sua libertação, Sarah, de 32 anos, mostrou-se grata por estar em liberdade, mas afirmou que se sente apenas ¿um terço livre¿, já que seu noivo, Shane Bauer, e seu amigo Josh Fattal, ambos de 28 anos, continuam na prisão Evin, em Teerã. Os três estavam escalando e teriam cruzado ilegalmente a fronteira.

¿ Não é um momento de comemoração ¿ afirmou Sarah ao fazer um comunicado à imprensa tão logo chegou a Nova York. ¿ A única coisa que me fez cruzar o Golfo, da prisão para a liberdade, sozinha, foi a certeza de que Shane e Josh queriam, do fundo de seus corações, que o meu sofrimento chegasse ao fim.

Ahmadinejad também chegou ontem a Nova York para participar a Assembleia Geral das Nações Unidas. Numa entrevista que foi ao ar ontem de manhã, pela rede de televisão ABC, com a jornalista Christiane Amanpour, o presidente do Irã disse que o governo ¿adotou um gesto humanitário e librou um dos três indivíduos presos por cruzar a fronteira.

Por isso, disse ele, ¿acredito que não seria incorreto pedir ao governo americano que faça um gesto humanitário e liberte os iranianos que foram ilegalmente presos e detidos aqui, nos EUA.¿ Ahmadinejad não falou se Shane e Josh poderiam também ser libertados. Limitou-se a dizer que ¿os casos tinham que ser examinados¿.

Quando Amanpour argumentou que ele estava mantendo presos dois escaladores como reféns para oito iranianos detidos por diferentes crimes, entre eles a violação das sanções internacionais contra o Irã, o presidente iraniano replicou: ¿Como você sabe que esses iranianos são criminosos? Você é juíza?¿

Sarah, Bauer e Fattal foram indiciados por espionagem, o que pode levar a julgamentos contra os dois homens e a um processo contra ela. Os três foram presos em julho de 2009 depois que autoridades iranianas os acusaram de cruzar intencionalmente a fronteira com o Iraque.

Reafirmando as explicações que as famílias dos três já tinham dado, Sarah contou que os três estavam escalando numa popular área turística perto da região do Curdistão iraquiano e não tinham ideia de que a fronteira estaria tão próxima.

¿ Se, de fato, estávamos na fronteira entre Irã e Iraque, essa fronteira estava completamente sem marcações, era indistinguível ¿ afirmou.

Sarah disse que nem Shane nem Josh mereciam ficar na prisão por mais tempo que ela:

¿ Não cometemos crime algum e não somos espiões. De maneira nenhuma intencionamos causar qualquer mal ao governo do Iraque ou a seu povo e acreditamos que um grande malentendido causou nossa prisão e prolongada detenção.

Autoridades em Omã ¿ país aliado tanto do Irã quanto dos EUA ¿ negociaram o pagamento de uma fiança de US$500 mil pela libertação de Sarah, o que teria agradado ao governo iraniano e, aparentemente, não violado as sanções econômicas dos EUA contra o Irã. A origem do dinheiro não foi revelada.

Sarah e Shane viviam juntos em Damasco, na Síria, onde ele trabalhava como jornalista freelancer e ela como professora de inglês. Fattal, um ativista ambiental e colega de faculdade dos dois na Universidade da Califórnia, em Berkeley, foi visitar o casal em julho do ano passado e os três foram escalar.

¿ Minha esperança é que ouvir diretamente da minha boca quem somos e como fomos parar nessa fascinante região do mundo ajude a esclarecer dúvidas e apresse a libertação de Shane e Josh ¿ disse ela.