Título: Collor no velho estilo
Autor:
Fonte: O Globo, 22/09/2010, O País, p. 12

Senador usa chavões em debate

MACEIÓ. Com troca de acusações, xingamentos e palavrões, todos os candidatos ao governo de Alagoas participaram do primeiro debate na televisão, promovido pela TV Pajuçara, afiliada da Record, anteontem à noite. O senador Fernando Collor (PTB/AL) foi poupado pelos dois principais adversários: o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). Mas foi atacado pelos candidatos de PCB, PRTB e PSOL, últimos colocados nas pesquisas. Ele foi chamado de prefeito pela metade, governador pela metade e presidente pela metade. O passado de Collor foi revirado no debate: confisco da poupança, acordo com os usineiros de Alagoas em 1988 e o envolvimento de pessoas acusadas de pistolagem em sua campanha.

Collor repetia seu chavão de campanha e falava de projetos da época em que era presidente da República: Bandidos, saiam de Alagoas porque eleito governador sentirão o peso da minha mão no espinhaço.

O ex-governador Ronaldo Lessa e o governador Teotonio Vilela Filho protagonizaram o outro lado do confronto.

Ao ter negados direitos de resposta, Lessa reagiu com palavrões.

Chamou o governador de chefe de quadrilha, ao lembrar que ele era citado na Operação Navalha. Teotonio chamou Lessa de mentiroso.