Título: Eleitor em desencanto
Autor: Brígido, Carolina ; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 22/09/2010, O País, p. 13
Pesquisa mostra descrença com política
BRASÍLIA. Uma pesquisa do Ibope encomendada pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) sobre o perfil do eleitor reforça a descrença da população em relação à política.
No levantamento, 73% dos entrevistados acreditam que são os próprios políticos os principais beneficiados por essa atividade, e não o povo. E, apesar de 85% dos entrevistados terem dito que não votariam em um candidato que tentasse comprar seu voto, com algum tipo de benefício, 54% disseram que não denunciariam o crime.
No levantamento, 13% disseram que votariam num candidato que lhes oferecesse algum benefício; 2% não souberam responder à pergunta. Na divisão por regiões, 21% dos entrevistados no Nordeste admitiram vender o voto. No Norte e Centro Oeste, o percentual foi de 13%; no Sudeste de 10%; e no Sul, de 8%.
O dado dos que têm coragem de admitir que venderiam seu voto justifica a campanha para conscientizar o eleitor alertou o presidente da AMB, Mozart Cavalcante.
Na pesquisa, apenas 41% dos entrevistados denunciariam a tentativa de compra de voto. A disposição é maior entre os que moram na Região Sul e têm maior grau de escolaridade. Além disso, 56% dos entrevistados disseram não conhecer casos de políticos que compram ou compraram votos e outros 43% responderam afirmativamente.