Título: Nova promessa de fim de governo
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 22/09/2010, Economia, p. 27
Lula anuncia fazer em 3 meses na Norte-Sul o que não foi feito em 23 anos
TALISMÃ (TO). A três meses de deixar o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem concluir até 20 de dezembro o trecho de 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul que ligará Palmas (TO) a Anápolis (GO), cumprindo assim o traçado original da estrada de ferro, iniciada em 1987, e que previa a ligação entre a cidade goiana e Açailândia (MA). Bem-humorado, ele percorreu 17 quilômetros desse trajeto, que ainda está em obras, a bordo de uma locomotiva. E auxiliou operários a instalarem alguns metros de trilhos no ponto exato da divisa entre Tocantins e Goiás.
O locutor oficial saudou Lula como nosso querido presidente e este grande homem conhecido mundialmente. E destacou o fato de Lula colocar a mão na massa, ao ajudar na instalação de alguns metros de trilhos, dizendo que o presidente tem mãos trabalhadoras e responsáveis.
Descontraído, Lula improvisou um discurso não estava previsto que ele falaria e brincou de mestre de cerimônia: E agora vai falar com vocês o presidente Lula.
Lula convocou a plateia de trabalhadores a fazer festa, em 20 de dezembro, quando o traçado original da Norte-Sul finalmente for concluído. A obra foi iniciada em 1987, ainda no governo Sarney, mas só 719 km dos 1.574 km ficaram prontos.
Mesmo que Lula cumpra a promessa e inaugure o trajeto até Anápolis, a Norte-Sul continuará inacabada, já que seu traçado foi ampliado nos últimos anos, com a adição de trechos até Belém (PA) e Panorama (SP), totalizando 2.760 quilômetros, 1.186 quilômetros a mais do que no projeto original. O trecho até Anápolis deveria ter sido concluído em junho, mas sofreu atrasos. Segundo a Valec, estatal do Ministério dos Transportes responsável pelo projeto, o principal entrave foram restrições impostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que detectou indícios de irregularidades em diversos contratos.
O presidente lembrou que ele próprio criticou a ferrovia, dizendo que ela ligaria o nada ao nada, quando a obra foi lançada por Sarney. Segundo ele, os governos anteriores construíram somente 215 quilômetros, enquanto o atual já contabiliza 504 quilômetros, com investimento de R$ 1,63 bilhão. O trecho que falta até Anápolis consumirá mais R$ 2,9 bilhões.
Lula disse que a licitação do percurso até Estrela do Oeste (SP) já foi feita. Outra iniciativa prevista é a construção da Ferrovia Oeste-Leste, que vai ligar Ilhéus (BA) a Tocantins, e que será conectada também à Norte-Sul.
Tudo isso significa quase 6 mil quilômetros de ferrovia que nós pretendemos, até 2012, 2013, estar terminando no Brasil. Vai ser importante porque vai baratear o custo da produção, vai ajudar os produtores rurais, vai ajudar os empresários e vai significar o que é mais sagrado: desenvolvimento, mais emprego, mais salário, mais poder de compra disse Lula.