Título: Para Lula, tucanos estão com tremedeira
Autor: Brisolla, Fábio
Fonte: O Globo, 18/09/2010, O País, p. 14

Em comício ao lado de Dilma e Hélio Costa em Minas, presidente critica Aécio e ataca também a imprensa

Enviado especial

JUIZ DE FORA (MG). Em comício com a presidenciável Dilma Rousseff para cerca de 5 mil pessoas, ontem à noite, em Juiz de Fora, o presidente Lula disse que seus adversários tucanos estão tremendo de tão nervosos por causa da liderança da petista nas pesquisas. Para Lula, os tucanos achavam que ele estava louco por ter escolhido uma mulher como candidata, e agora vão perder as eleições.

Estou sabendo que tem gente nervosa, e não somos nós que estamos aqui. Levanta a mão para eu ver se tem alguém tremendo aqui. Não tem ninguém disse o presidente a Dilma, ao candidato a governador Hélio Costa (PMDB) e a outras pessoas no palanque. Do lado de lá, se mandar levantar a mão, tem gente que vai perder os dedos de tanta tremedeira. Eles estão com raiva, não acreditaram que eu ia ganhar em 2002. Depois, acreditavam que não ia dar certo, se enganaram, e ganhamos outra vez. Depois, pensaram que não ia dar certo, e deu tão certo que até eles colocam minha cara no programa da TV como se fossem meus amigos.

Sem citar o ex-governador Aécio Neves (PSDB) candidato ao Senado e principal cabo eleitoral do tucano Antonio Anastasia, adversário de Hélio Costa na disputa para governador , Lula criticou Aécio por, segundo ele, se achar dono de Minas: Aqui em Minas Gerais, tem gente que gostaria que eu não viesse aqui (...). No fundo, no fundo, é o seguinte: essas pessoas acham que o estado é uma espécie de quintal e que eles são os donos. E que as pessoas não podem vir aqui. Se eles têm vergonha dos candidatos deles, eu não tenho vergonha dos meus candidatos.

Lula continuou ironizando os tucanos por supostamente terem achado que Dilma não venceria as eleições: Eles diziam: Esse Lula é louco, ele vai escolher uma mulher? O Brasil não tem o hábito de votar em mulher. Vai escolher uma pessoa que não tem cultura política, que não participa das reuniões partidárias, o Lula está louco. Tucano já nasce pensando que é especialista. Eles achavam que era um caso derrotado. Eu dizia: Pobres coitados, não sabem o que os espera.

Segundo o presidente, foram precisos poucos debates para Dilma já estar 26 pontos percentuais à frente do tucano José Serra em todo o território nacional. E já deu a eleição como decidida, embora ainda faltem 15 dias para o pleito: Agora vale tudo: eles até prometem aumento do salário mínimo. Será que eles não sabem que o povo não é tonto, presta atenção? O presidente também atacou a imprensa: Essa gente não nos perdoa, alguns jornais deveriam ter a cor e a cara dos candidatos que defendem, para parar de falar em neutralidade. Como inventam coisa contra o Lula, como se eu dependesse deles para ter 80% de aprovação.

Em seu discurso, Dilma falou sobre as denúncias que levaram à demissão da ministra Erenice Guerra (Casa Civil). Disse que calúnias e falsidades sempre surgem a 15 dias das eleições: Vivemos um momento muito difícil, mas também um momento muito fácil. A dificuldade é que aqueles que temem perder a eleição no voto se utilizam de calúnias e falsidades.

Por isso, é importante que vocês percebam que isso sempre acontece quinze dias antes da eleição (...). Nós temos muitos instrumentos para combater essa tentativa de criar o medo e a desesperança.

Antes do comício, Lula inaugurou as novas instalações da Universidade Federal de Juiz de Fora. No evento, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, defendeu o empenho do governo na investigação de denúncias relacionadas a Erenice Guerra.

Padilha comentou a declaração do consultor Rubnei Quícoli, autor de uma das denúncias contra Erenice, que afirmou ter enviado mensagens a quatro funcionários da Casa Civil informando sobre o suposto esquema de corrupção.

Vamos apurar se existiu esse e-mail, quem recebeu esse e-mail, quais foram as pessoas informadas naquele momento.

Se pessoas foram informadas e não tomaram os procedimentos necessários, serão punidas da forma adequada afirmou Padilha.

Lula visitou os novos laboratórios de química da UFJF e discursou para estudantes e professores. Citou a importância da participação da Petrobras na Bolsa de Valores.

Não vou dizer o nome do santo que me contou essa história, mas vou contar o milagre: dia 24, na Bolsa de Valores de São Paulo, o país vai presenciar a maior captação de uma empresa da História da Humanidade.

Muito diferente daqueles que apareciam na Bolsa para vender as empresas brasileiras.